A ESA descobre um reservatório de água em Marte tão grande como o Mar Vermelho

Sob a superfície das Medusae Fossae encontra-se um enorme reservatório de água, de acordo com dados de radar da Agência Espacial Europeia.

Marte
Uma formação geológica marciana poderia conter uma quantidade muito grande de água sob a forma de gelo, suficiente para cobrir todo o planeta com 2,7 m de água se derretesse!

O radar MARSIS da ESA revelou que a formação geológica Medusae Fossae, em Marte, contém um enorme reservatório de água, de dimensão semelhante à do Mar Vermelho na Terra.

Um reservatório de água muito importante!

A Fossa Medusae (Mars Medusa Fossae - MMF), localizada perto do equador no Planeta Vermelho, é uma formação rochosa que intriga os cientistas há muitos anos. De facto, estende-se por várias centenas de quilómetros e atinge, em alguns locais, mais de 1,6 quilómetros de altura, marcando a transição entre as terras baixas do norte de Marte e os planaltos do sul.

Esta formação geológica tem sido objeto de muita investigação para explicar como se formou e qual a sua composição. Embora o debate continue, muitos investigadores acreditam que a MMF contém gelo, uma vez que os exames de radar revelaram uma estrutura transparente aos sinais e invulgarmente densa.

No entanto, os dados do radar MARSIS (Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionospheric Sounding) da ESA puseram fim ao debate, revelando que um enorme reservatório de água pode estar escondido por baixo da MMF.

Segundo os dados em questão, tratar-se-ia mais precisamente de um reservatório rico em gelo que se estende até uma profundidade de 2,7 km, muito mais profunda do que os cientistas tinham imaginado anteriormente. Segundo os investigadores, o volume deste reservatório de água seria comparável ao do Mar Vermelho na Terra.

Pistas para o passado do Planeta Vermelho?

Os dados do radar MARSIS da Agência Espacial Europeia fornecem tantas respostas sobre a MMF como levantam novas questões. Embora não seja novidade descobrir gelo neste planeta vizinho, é muito mais raro descobri-lo em quantidades tão grandes.

De facto, os investigadores estimam que este reservatório de água é tão grande que, se derretesse, poderia inundar completamente o planeta Marte com 2,7 metros de água.

No entanto, é importante perguntar como e quando se poderão ter formado depósitos de gelo tão grandes: terão sido acumulados na área ao longo de milénios, ou provêm de um reservatório muito antigo de água líquida que gradualmente congelou e ficou coberto por sedimentos?

As respostas a estas questões poderão ser encontradas em futuros estudos nesta região marciana, embora atualmente seja difícil prever uma missão espacial, dado o terreno difícil devido a uma espessa camada de poeira/cinzas que complica muito as amartizagens.

Em todo o caso, embora a sua origem esteja ainda por determinar, este imenso reservatório de água poderá representar uma importante vantagem estratégica para a futura exploração humana do planeta vermelho. Com efeito, a água de Marte poderia ser utilizada para a produção de oxigénio, para o seu consumo (após tratamento) e mesmo para a produção de combustível, reduzindo assim a dependência da Terra no caso de uma futura exploração humana de Marte.

Referência da notícia

Sur Mars, un réservoir d'eau aussi grand que la mer Rouge, découvert par un radar de l'ESA, Geo.fr (2 avril 2025), Adélie Clouet d'Orval