Vulcão entra em erupção em Kamchatka: aldeias soterradas pelas cinzas!
Após a erupção do vulcão Shiveluch, localizado na península de Kamchatka (Rússia), enormes quantidades de cinza acumularam-se no solo. Aqui estão os vídeos impressionantes!
Imagens impressionantes em vídeo chegam das localidades em redor do vulcão Shiveluch, localizado na Península de Kamchatka (Rússia), que entrou em erupção na manhã de terça-feira, 11 de abril. Enormes quantidades de cinzas acumuladas nas localidades em redor do vulcão, depositando-se em cima da neve e transformando a paisagem num cenário surreal.
Segundo a Reuters, foram registadas quantidades de cinza de até 10 centímetros em aldeias próximas do vulcão. A aldeia de Ključi, situada a uma distância de 45 km do vulcão, foi particularmente afetada.
A pluma de cinza gerada pela violenta erupção do vulcão atingiu uma altura de 10 km e desenvolveu uma nuvem de cinzas de 108.000 km quadrados. O colapso da coluna eruptiva gerou fluxos piroclásticos, que se deslocaram a uma velocidade enorme até 19 km da cratera, destruindo tudo no seu caminho.
A Kamchatka Volcanic Eruption Response Team (KVERT) emitiu um aviso de aviação. O vulcão "constitui um perigo potencial para as companhias aéreas internacionais e locais", adverte o boletim de 12 de abril.
Contudo, esta é uma área da Rússia, e as companhias aéreas europeias e norte-americanas não estão atualmente autorizadas a operar no espaço aéreo russo, devido à guerra na Ucrânia.
A península de Kamchatka, na Rússia, tem uma densidade populacional muito baixa e estima-se que menos de 12.000 pessoas vivem num raio de 100 quilómetros do vulcão Shiveluch. Na manhã de 14 de abril, a erupção ainda se encontrava ativa. O Shiveluch, que está 3283 metros acima do nível do mar, é um estratovulcão altamente explosivo com uma longa história de erupções recentes, e é considerado um dos maiores e mais ativos vulcões em Kamchatka.