Vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias, entra em erupção
O sul da ilha de La Palma, Canárias (Espanha), estava em alerta há vários dias devido ao risco iminente de uma erupção vulcânica. Depois dos sinais dados pelos sismos, cada vez mais fortes e frequentes, o vulcão Cumbre Vieja finalmente despertou!
Às 15h10 desta tarde de domingo 19 de setembro 2021 (hora local), entrou em erupção o vulcão Cumbre Vieja em La Palma, Canárias (Espanha) em Cabeza de Vaca, em El Paso, após milhares de terramotos terem sido registados na área nos últimos dias, onde uma enorme coluna de materiais vulcânicos pode ser vista.
Já ocorreu uma primeira explosão, seguida de uma nuvem densa de gases e cinzas que está a voar sobre El Paso. Entretanto, em novas imagens publicadas nas redes sociais já podemos observar os primeiros fluxos de lava a atravessar as estradas e queimar alguma vegetação. O grande problema desta erupção é que está a ocorrer relativamente perto de áreas habitadas. Contudo, para já o processo parece estar controlado, de acordo com as autoridades oficiais.
Até às 12h34 de hoje, de acordo com dados do Instituto Geográfico Nacional de Espanha (IGN), ocorreram mais de 130 terramotos, a profundidades que variam entre os 10 e 1 km. Isto após dois dias tranquilos na ilha canária de La Palma, dado que hoje a atividade sísmica voltou a fazer tremer o território, com vários terramotos sentidos pela população. Um terramoto de magnitude 3,2 a apenas 100 metros da superfície no sábado (ontem), e mais quatro terramotos muito superficiais com magnitude superior a 3 neste domingo de manhã (o maior deles, de 3,8), são sinais evidentes de que a erupção vulcânica poderia estar para breve.
E, assim, o momento que se está hoje a viver em La Palma é histórico! A última atividade vulcânica registada na ilha de La Palma foi há precisamente 50 anos, a 26 de outubro de 1971, quando teve lugar a última erupção do vulcão Teneguía, localizado no extremo sul da ilha e cuja erupção durou até 18 de novembro desse mesmo ano.
A cronologia dos eventos desde 11 de setembro, de acordo com o IGN
Os tremores de terra foram sendo sentidos em vários locais. Desde o início deste fenómeno, a 11 de setembro, o IGN registou mais de 6.600 pequenos terramotos na área de Cumbre Vieja, no sul de La Palma.
Entretanto, com sismos cada vez mais intensos e frequentes, a erupção poderia estar iminente, pelo que as autoridades decidiram prosseguir com a evacuação preventiva de cerca de 50 pessoas dependentes que vivem nos bairros potencialmente mais afetados, bem como alguns animais de criação. Além do aumento da atividade sísmica, a deformação da superfície do solo tem agora 15 cm, mais 5 cm do que no sábado (18).
Planos de evacuação da população
Desde o início da semana que as autoridades decidiram elevar para semáforo amarelo o alerta de risco vulcânico. Este nível de alerta é o segundo de quatro, e implica apenas uma fase de preparação e informação para a população, algo que foi feito nos últimos dias. Foram convocadas várias reuniões informativas para os residentes locais e foram estabelecidos planos de evacuação no caso de o alerta ser elevado a um semáforo laranja ou vermelho, com os campos de futebol na área definidos como pontos de encontro.
O alerta amarelo para já mantém-se e diz respeito aos municípios de Fuencaliente, Los Llanos de Aridane, El Paso e Villa de Mazo, com cerca de 35.000 pessoas possivelmente afetadas no total. O processo estava em risco de ter uma evolução rápida no curto prazo, aumentando a probabilidade de culminar numa erupção, sem ser possível estabelecer uma janela de tempo. Algo que acabou por efetivamente acontecer na tarde deste histórico domingo, 19 de setembro!