Votações abertas para a Árvore do Ano 2025. Há 10 árvores candidatas a representar Portugal na Europa

As candidaturas ao concurso nacional Árvore do Ano 2025 já terminaram e há 10 finalistas à espera do voto dos portugueses. A árvore vencedora será anunciada a 17 de dezembro e vai representar Portugal no ‘European Tree of the Year 2025’.

Árvore do ano
O concurso europeu “Árvore do Ano” surgiu no ano de 2011, organizado pela Fundação de Parceria Ambiental Checa. Estão abertas as votações em Portugal.

O concurso europeu Árvore do Ano surgiu no ano de 2011, organizado pela Fundação de Parceria Ambiental Checa (Czech Environmental Partnership Foundation) e inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano.

A fase europeia é constituída pelos vencedores das rondas nacionais e o lema do concurso é "Estamos à procura das árvores com as histórias mais interessantes".
Esta competição visa destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, sendo o foco a sua história e conexões com as pessoas.

Todos os anos, o concurso permite que mais de 300 mil pessoas - tantas quantas as envolvidas nas votações nos vários países com árvores a concurso - fiquem mais conscientes da natureza e das suas espécies arbóreas.

De acordo com a organização, o 'European Tree of the Year' também faz aumentar o cuidado e a preocupação com as 16 árvores vencedoras, leva a que haja 16 comunidades locais unidas pela mesma causa e motiva 16 países para a competição, orgulhosos da sua herança natural e todos à espera de ganhar o primeiro prémio.

UNAC organiza Árvore do Ano em Portugal

Em Portugal, o concurso nacional Árvore do Ano é organizado desde 2018 pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica, representando os interesses dos produtores florestais portugueses na geografia mediterrânica.

Em 2018, venceu o sobreiro Assobiador Português, localizado em Águas de Moura, Palmela. Em 2019, ganhou a Azinheira Secular do Monte Barbeiro, situada em Mértola, no Alentejo.

Em 2020, foi eleito o Castanheiro de Vales que, no concurso europeu, conquistou o 6º lugar, com 17.048 votos. Em 2021, venceu o Plátano do Rossio, da cidade de Portalegre, que é o maior plátano da Península Ibérica.

Em 2022 foi a vez da Sobreira Grande (250 anos), que cresce em Vale do Pereiro, Arraiolos. Em 2023 aconteceu uma das votações mais renhidas de sempre e venceu o Eucalipto de Contige, localizado na freguesia e concelho de Satão, com 3.046 votos. Por fim, em 2024, venceu a Camélia-japoneira dos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães.
sobreiro
Em Portugal, o concurso “Árvore do Ano” é organizado pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica, representando os interesses dos produtores florestais portugueses na geografia mediterrânica.

Há 10 árvores a concurso

Está agora aberto o concurso para a Árvore do Ano 2025 e há 10 árvores a concurso.

ÁrvoreLocalidadeIdade
AzinheiraSão Brás de Alportel (Faro)250 anos
Carvalho de CalvosPóvoa de Lanhoso (Braga)500 anos
Carvalho do Padre ZéReguengo do Fetal, Batalha (Leiria)465 anos
Cedrus DeodaraMateus (Vila Real)154 anos
Figueira da Quinta DeãoFunchal (Madeira)100 anos
Figueira dos AmoresSanta Clara (Coimbra)150 anos
Oliveira da Senhora do PópuloMontes da Senhora, Proença-a-Nova (Castelo Branco)900 anos
Oliveira do MouchãoCascalhos, Mouriscas, Abrantes (Santarém)3.350 anos
Sobreiro de São GeraldoEstarreja (Aveiro)550 anos
SobreiroAbela (Setúbal)Setúbal

A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu “Tree of the Year 2025”. Os votos ficam secretos a partir do dia 7 de dezembro e os cidadãos podem votar até dia 11 de dezembro às 16h59. A árvore vencedora vai, depois, representar Portugal no ‘Tree of the Year 2025’, cuja votação decorrerá durante o primeiro trimestre de 2025.

                Oliveiras
                A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu “Tree of the Year 2025”. Os cidadãos podem votar até dia 11 de dezembro às 16h59.

                O anúncio da árvore europeia vencedora será feito no dia 21 de março de 2025, Dia Internacional das Florestas.

                Em 2024, e pela terceira vez consecutiva neste concurso, venceu a árvore nomeada pela Polónia: uma faia da região de Niemcza, com 39.158 votos registados. O segundo lugar foi igualmente para uma faia, localizada em França, que recebeu um total de 24.807 votos.