Voo assustador: tempestade severa provoca turbulência que “sacode” avião de passageiros

Não é a primeira vez que um avião sofre com turbulência, mas a violência deste episódio surpreendeu todos os passageiros que estavam a bordo de um voo comercial. Fique a saber mais sobre este episódio, connosco!

Voo
As rotas que cruzam os céus, junto a tempestades, representam um perigo acrescido para a aeronave, tripulação e passageiros.

Um avião da companhia aérea Avianca Airlines passou por um incidente dramático nos últimos dias: uma tempestade forte no Norte da Colômbia foi responsável por um episódio violento de turbulência que, por sua vez, provocou o pânico entre as centenas de passageiros que se preparavam para aterrar na cidade costeira de Barranquilla.

Para além desta situação de pânico (...) a tempestade que fustigou o Norte da Colômbia no início da semana provocou alguma destruição em terra.

O momento foi captado em vídeo, por um dos passageiros, tendo sido amplamente divulgado nos últimos dias na comunicação social e nas redes sociais. Os vídeos, que mostravam alguns passageiros a gritar, outros a rezar, em pânico, tudo isto enquanto a tripulação pedia insistentemente que os passageiros se mantivessem sentados, com os cintos apertados, mostram a magnitude deste evento.

Relatos impressionantes

Um voo doméstico, entre as cidades de Medellín e Barranquilla, na passada segunda-feira, foi forçado a alterar a sua rota devido ao episódio acima relatado, tendo efetuado uma aterragem de emergência na também cidade costeira de Cartagena. A aeronave, fustigada por ventos fortes, ultrapassou algumas perdas de altitude repentinas. Alguns dos passageiros temeram pelo pior, pela sua vida.

Passageiros
A turbulência pode ser o principal medo de quem tem pânico de voar. Há algumas rotas em que este fenómeno é considerado crónico.

Apesar disto, o avião conseguiu aterrar no Aeroporto Internacional Rafael Nuñez, ao final da tarde, onde alguns passageiros receberam cuidados médicos. Posteriormente, numa situação de maior acalmia, o avião conseguiu retomar a sua rota tendo aterrado ao final da noite no Aeroporto Internacional Ernesto Cortissoz, em Barranquilla.

A definição de turbulência é bastante simples: remoinhos de ar caóticos e caprichosos, perturbados por diversas forças.

A turbulência experimentada por esta aeronave está associada a movimentos irregulares do ar, causados por um grande número de fatores. Tanto pode acontecer em situações de relativa acalmia, como perto de tempestades, sendo que é bastante mais provável que aconteça neste cenário. Em situações extremas, pode provocar danos nas aeronaves, ou vítimas mortais entre os passageiros, principalmente os que são apanhados de surpresa.

Consequências da tempestade

Para além desta situação de pânico, que felizmente teve um final feliz, a tempestade que fustigou o Norte da Colômbia no início da semana provocou alguma destruição em terra. De acordo com os dados do governo daquele país, a passagem da tempestade fez com que mais de 150 famílias tenham ficado desalojadas.

Uma tempestade tropical causou estragos em diversas regiões do norte da Colômbia, como Atlântico, Magdalena e Bolívar, sendo que vários municípios ficaram sem energia elétrica.

Para além disto, as escolas dos vários níveis de ensino, os hospitais e outros equipamentos públicos, da cidade de Barranquilla, viram o seu normal funcionamento ser afetado. Os ventos e a chuva forte também provocaram fortes constrangimentos na circulação automóvel, no transporte ferroviário e no transporte aéreo de passageiros, já que alguns dos voos foram mesmo cancelados.

Ventos sustentados na casa dos 70 km/h provocaram a queda de algumas árvores e alguns danos na rede pública de abastecimento de energia elétrica. Contudo, esta tempestade acabou por não fazer vítimas mortais, nem decorrentes do episódio de turbulência, nem pela sua passagem em terra.