Voluntários dedicaram-se durante a última semana à limpeza do Reading Festival para apoiar causas solidárias

Quatro dias após o fim do Reading Festival, que atraiu mais de 90 000 pessoas, voluntários iniciaram a limpeza do local do megaevento. A operação envolveu mais de 60 pessoas dedicadas a recolher resíduos e a reutilizá-los para apoiar causas solidárias e ambientais.

Com realização anual, na Little John's Farm, perto da Caversham Bridge, o Reading Festival decorreu entre 21 e 25 de agosto e contou com a atuação de centenas de artistas.

O trabalho de limpeza do Reading Festival iniciou-se quatro dias após o término do festival que atraiu mais de 90 000 pessoas. Com realização anual, na Little John's Farm, perto da Caversham Bridge, o festival decorreu entre 21 e 25 de agosto e contou com a atuação de centenas de artistas, incluindo nomes de peso como Blink-182, Fred Again e Liam Gallagher, em nove arenas espalhadas pelo recinto.

A operação de limpeza é agora conduzida por um grupo de aproximadamente 60 voluntários, que dedicam uma semana inteira a recolher os resíduos deixados pelos festivaleiros.

Miles, voluntária e presidente da Associação de Residentes de Warrent, explica que os materiais recolhidos durante a limpeza são utilizados para angariar fundos para várias iniciativas da associação ou doados para causas solidárias, como as vítimas das inundações no Paquistão ou o apoio à Ucrânia.

“Nós damos o que podemos,” afirma Elisa Miles, destacando que todos os anos os voluntários se esforçam para fazer a diferença, recolhendo itens úteis para doações. Este ano, por exemplo, decidiram doar toalhas ao Oxfordshire Wildlife Rescue, uma organização local que precisa de material para resgates de animais. “Estamos a doar-lhes toalhas porque precisam para o resgate de animais,” diz Miles. “Tudo vai para bons destinos, todos os anos.”

A dura realidade da limpeza pós-festival

Apesar dos esforços contínuos da organização do festival e das autoridades locais para incentivar os participantes a evitar plásticos de uso único e a levar as suas tendas para casa, o problema dos resíduos abandonados, incluindo sacos de dormir e tendas, persiste, todos os anos, após o término do evento.

Este ano, porém, Miles observou uma melhoria: “Muitas mais pessoas estão a levar as suas tendas para casa ou a embalá-las e colocá-las nas áreas de reciclagem e reutilização, o mesmo acontecendo com alimentos".

Há muito lixo deixado para trás, incluindo latas de comida, colchões de ar, roupas e botas de borracha. Embora se reconheça por parte da equipa que a situação tem vindo a melhorar gradualmente, a situação veiculada nas redes sociais mostra a ausência de sensibilidade por parte dos festivaleiros.

Apesar de tudo, a melhoria nos hábitos dos participantes em relação ao lixo abandonado pode ser atribuída, em parte, às campanhas de sensibilização realizadas pelo Reading Borough Council e pela organização do festival. Nos últimos anos, o festival tem intensificado os esforços para promover práticas mais sustentáveis, através do encorajamento dos festivaleiros a utilizarem garrafas reutilizáveis e a descartarem corretamente os resíduos recicláveis.

Apesar destes esforços, a quantidade de lixo deixado para trás ainda é significativa. O cenário pós-festival revela um campo cheio de tendas abandonadas, sacos de lixo espalhados e uma variedade de itens pessoais. A paisagem que se encontra no final do evento é recorrente em vários festivais e demonstra claramente o impacte ambiental que grandes eventos como este podem ter.

Um trabalho de amor pela comunidade

Para os voluntários, a limpeza do festival constitui uma tarefa essencial, mas vai além disso; é um ato de amor pela comunidade e pelo ambiente.

“Fazemos isso porque amamos a nossa comunidade e queremos vê-la a prosperar,” afirma Miles. “Queremos ajudar o ambiente e, ao mesmo tempo, apoiar causas importantes.”

A dedicação dos voluntários tem um impacte tangível. Por um lado, ajudam a restabelecer o estado original do local do festival, mas também possibilita que muitos dos itens deixados encontrem um novo propósito, quer através de doações a organizações de caridade, quer de reutilização de materiais.

O futuro do Reading Festival, no que diz respeito à sustentabilidade, parece promissor.

O futuro parece promissor para o Reading Festival em termos de sustentabilidade. Com o aumento da consciencialização ambiental entre os festivaleiros e as iniciativas crescentes da organização para reduzir o impacte ambiental do evento, há esperança de que o problema dos resíduos pós-festival continue a diminuir.

“Nós vamos continuar a trabalhar nisso,” diz Miles com determinação. “Cada ano traz novos desafios, mas também novas oportunidades para fazermos melhor.”

Enquanto os voluntários acabam agora de realizar esta limpeza após este megaevento, fica clarividente que o seu trabalho é essencial não só para a recuperação do local do festival, mas também para inspirar uma mudança positiva nos comportamentos dos participantes, garantindo um futuro mais sustentável para eventos desta natureza.