Frutas devem ser lavadas antes de descascar? E deve retirar a casca? Veja a recomendação da farmacêutica Gemma del Caño
Descascar ou não a fruta antes de comê-la? Isso depende de alguns fatores, como a preferência pessoal e a segurança alimentar. Mas o que muitos não sabem é como fazer a pré-lavagem das frutas.
A resposta? Na segurança alimentar é quase sempre um “depende” baseado numa análise de risco influenciada por vários fatores. Embora nem sempre seja assim, por exemplo: é sempre recomendado descascar o ananás antes de comê-lo, ou a melancia, a menos que esteja com muita fome.
Questão pessoal
Descascar frutas pode ser simplesmente uma questão de preferência pessoal. Alguns apreciam a textura e o sabor da casca, enquanto outros preferem o sabor que a fruta descascada proporciona. Essa preferência pode variar dependendo do tipo de fruta.
Por exemplo, algumas pessoas preferem descascar maçãs por causa da sua textura cerosa ou não suportam casca de pêssego, embora possam gostar da casca da uva por causa da sua doçura.
Valor nutricional
A verdade é que descascar a fruta pode eliminar uma parte significativa do seu valor nutricional. A casca de muitas frutas, como maçãs e peras, contém uma grande quantidade de fibras alimentares, além de vitaminas e minerais.
Isto pode ser especialmente problemático para aquelas pessoas que tentam aumentar a ingestão de fibras ou nutrientes específicos.
Devemos lavar a fruta se vamos tirar a casca?
A casca da fruta pode conter sujidade ou bactérias porque está em contato direto com o meio ambiente. É fundamental sempre lavar a fruta se for consumi-la com casca.
Se for descascá-la, é aconselhável lavá-la primeiro, ou lavar as mãos antes e depois de consumi-la, isso para evitar a chamada “contaminação cruzada”, que é a transferência de microrganismos de uma área contaminada para outra que não estava.
E em smoothies?
Lembremos que um sumo equivale mais a um refrigerante do que uma fruta devido à quantidade de açúcar livre. No caso de um smoothie, pode triturar com a casca, vai dar um pouco mais de fibra. No caso de outras preparações como bolos ou compotas, vai depender mais da preferência de textura e possibilidades de mastigação de cada pessoa.
O verdadeiramente importante é saborear a fruta como parte de uma boa alimentação, independentemente de ser consumida com ou sem casca.
Coma fruta como quiser, mas coma fruta.