Visitante cósmico na véspera de Natal: asteroide gigantesco passará hoje pela Terra
O trenó do Pai Natal não será a única coisa a passar pelos céus na véspera de Natal. Um asteroide de 36 metros passará pela Terra esta terça-feira, viajando a cerca de 24.140 quilómetros por hora.
Esta terça-feira, o asteroide vai estar relativamente perto, mas não há razão para se preocupar. O asteroide 2024 XN1 tem o tamanho aproximado de um edifício de 10 andares. Os cientistas estimam que o seu diâmetro se situa entre os 29 e os 70 metros. O número mais importante a saber é que passará pelo nosso planeta a uma distância de 7209,9 milhões de quilómetros.
O acontecimento cósmico desta semana capturou a imaginação dos cientistas que estudam os fenómenos celestes. A NASA vai aproveitar este encontro relativamente próximo para utilizar a sua tecnologia de ponta, a fim de descobrir o que faz o 2024 XN1 funcionar. A agência espacial já descobriu mais de 34.000 objetos próximos da Terra de vários tamanhos.
Os asteroides transportam os blocos de construção do nosso sistema solar
Ao estudar os asteroides, os primitivos "blocos de construção que sobraram do processo de formação do sistema solar”, a NASA pode encontrar pistas sobre a mistura química que ajudou a formar os planetas há mais de 4 mil milhões de anos. Estes objetos celestes, cometas e asteroides são restos antigos da criação do sistema solar, ricos em informação para os investigadores.
O sobrevoo da véspera de Natal não é o único encontro da Terra com um asteroide este mês. A NASA teve a oportunidade de estudar o recém-descoberto asteroide 2024 XA no início de dezembro, quando este passou a pouco mais de 1287 km acima do Oceano Pacífico. Foi o sobrevoo mais próximo de um asteroide 2024 e o segundo mais próximo de que há registo (desde 1900).
O asteroide 2024 XA foi o 123º asteroide conhecido este ano a passar pela Terra a uma distância lunar, ou 384.400 quilómetros, a distância média entre a Terra e a Lua.
Aproximação, mas sem motivo para preocupação na véspera de Natal
A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) afirmam que a órbita do 2024 XN1 classifica-o como uma aproximação próxima, o que significa uma distância de 7.4835 milhões de quilómetros da Terra. O asteroide passará pelo nosso planeta mais próximo da Terra na véspera de Natal, a uma distância cerca de 18 vezes superior à distância lunar. Poderá ser uma distância significativa para os cientistas espaciais, mas não suficientemente próxima para causar alarme. Ambas as agências espaciais afirmam que não há risco de colisão.
“Estará muito longe, cerca de 18 vezes mais longe da Terra do que a Lua e, por isso, com esta trajetória prevista, não se aproximará o suficiente para atingir a Terra”, disse Jess Lee, astrónoma do Observatório Real de Greenwich, segundo o The Jerusalem Post.
Outra passagem relativamente próxima no dia de Natal
O asteroide 2024 XN1 não foi incluído na lista de risco da ESA, que inclui objetos com uma probabilidade diferente de zero de colisão com a Terra. Se é um astrónomo amador, não perca tempo a montar o seu telescópio, porque não vai conseguir vê-lo com o seu telescópio.
Há um presente especial a chegar no dia de Natal para as pessoas que acham os asteroides fascinantes. De acordo com o Observatório de Asteroides da NASA, um asteroide do tamanho de um autocarro passará a 994.57 quilómetros da Terra no dia de Natal. Também não há risco de colisão com este asteroide. Isso é bom, uma vez que é considerado um “potencial assassino de cidades”.