Vídeos impressionantes da tempestade em Buenos Aires: ventos de 130 km/h, caos e destruição
A tempestade atingiu a Área Metropolitana de Buenos Aires com violentas rajadas de vento que causaram destruição e pânico. Eis os relatos nas redes sociais.
O sistema de tempestades atingiu a zona da AMBA na madrugada de domingo. Por volta das 3:00 da manhã, rajadas violentas, atividade elétrica e precipitação abundante começaram na área metropolitana de Buenos Aires.
O fenómeno mais devastador foi o vento: as rajadas atingiram 130 km/h em locais como San Fernando, enquanto a estação meteorológica oficial de Ezeiza registou 87 km/h e a do Aeroparque 96 km/h.
As violentas rajadas de vento provocaram a queda de centenas de árvores, ramos e postes, o rebentamento de telhados, a explosão de transformadores e cortes de eletricidade, o desabamento de janelas e até danos no interior das casas.
A gravidade do fenómeno provocou a queda do palco da festa Bresh, que se realizava ao ar livre em Palermo. Os relatos dão conta de objetos voadores e de pânico entre os assistentes.
No Aeroparque, o vento fez girar um avião que estava parado na placa de estacionamento. Além disso, registaram-se danos no interior das instalações do aeroporto.
Até ao momento, não há informações oficiais sobre vítimas mortais. No entanto, segundo informações, o SAME levou várias pessoas feridas para a festa de Palermo.
Toda a zona centro-oriental da província de Buenos Aires estava sob aviso laranja de tempestade.
Segundo o Servicio Meteorológico Nacional (Serviço Meteorológico da Argentina), eram esperadas "tempestades, algumas localmente fortes ou severas, rajadas muito intensas, que poderiam ultrapassar os 100 km/h, granizo que poderia ser localmente grande, atividade elétrica muito forte e queda abundante de água em períodos curtos".
O sistema de tempestades atravessou o centro do país desde a manhã de sábado. O local mais afetado foi a Bahía Blanca, onde o vento provocou deslizamentos de terras, até ao momento, 13 vítimas mortais.