Vídeos do colapso assustador de uma casa num rio no Alasca, devido à rutura de um glaciar.
A inundação ocorreu na Bacia do Suicídio, uma bacia lateral do Glaciar Mendenhall. As autoridades da cidade declararam o estado de emergência. Havia menos de 1% de hipóteses de ocorrerem inundações deste nível.
A rutura de um glaciar no Alasca (EUA) provocou uma inundação repentina que causou estragos na capital do estado, Juneau, onde várias casas foram destruídas.
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) dos EUA, as inundações ocorreram na bacia do Suicídio, uma bacia lateral do glaciar Mendenhall, situada a cerca de 19 km a norte de Juneau, após a rutura de uma barragem que continha um lago glaciar. O acontecimento provocou uma subida considerável do rio.
Em resposta à situação, as autoridades da cidade declararam o estado de emergência. Duas casas foram destruídas e outra foi parcialmente danificada e arrastada pelas águas, disse Rob Barr, administrador adjunto de Juneau.
Na escala da FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), havia menos de 1% de hipóteses de este nível de inundação acontecer, afirmou o hidrologista Aaron Jacobs, do Serviço Meteorológico Nacional de Juneau. "Nem sequer pensámos que isto fosse possível", acrescentou.
Relato de uma testemunha ocular do desabamento da casa
Um vídeo gravado pelo residente Sam Nolan mostra uma estrutura de vários andares a cair no rio. Nolan observou durante mais de uma hora a casa a sucumbir às inundações, disse.
"Foi muito triste ver aquilo, mas tudo o que podíamos fazer era ficar ali a ver", disse Nolan.
De acordo com o NWS, a bacia do Suicídio tem estado a libertar explosões de lagos glaciares desde 2011, causando inundações ao longo do lago Mendenhall e do rio com o mesmo nome.