Vídeo que mostra as primeiras ondas do catastrófico tsunami de 2004 na Tailândia torna-se viral
Julian Hadden estava numa praia tailandesa no dia em que o tsunami catastrófico atingiu o país, deixando muitos mortos e desaparecidos. Foi assim que aconteceu nos minutos que antecederam uma das maiores catástrofes da história.
Um homem chamado Julian Hadden estava numa praia tailandesa no dia do catastrófico tsunami que deixou um grande número de mortos e desaparecidos. Em 26 de dezembro de 2004, conseguiu filmar as primeiras ondas antes da catástrofe.
O vídeo do Youtube tem mais de 11 milhões de visualizações, embora nos últimos dias, após quase 20 anos, se tenha tornado viral.
O vídeo das primeiras ondas do tsunami de 2004
O segmento filmado por Hadden teve lugar numa praia chamada Koh Ngai. No início, o homem é mostrado a caminhar ao longo da praia, mas quando a câmara foca o mar e as ondas começam a quebrar a orla costeira, os presentes começam a preocupar-se e a pegar nas suas coisas para não se molharem.
O protagonista do vídeo e o seu amigo não faziam ideia de que, horas antes, um terramoto de magnitude 9,1 (o quarto maior registado desde 1900) tinha ocorrido debaixo do oceano às 8 da manhã. As consequências foram sentidas horas depois: durante 10 minutos, a água tomou conta do local e libertou energia comparável à de uma bomba atómica.
O vídeo mostra o estado de confusão geral na praia a aumentar à medida que um barco se aproximava do continente, provocando gritos desesperados dos habitantes locais para abandonarem o barco e se abrigarem.
Hadden explicou anos mais tarde que a catástrofe natural provocou um caos tremendo na população tailandesa e nas ilhas circundantes e que a sua vida, tal como a do seu amigo, foi salva por um milagre quando foram evacuados.
Tsunami na Indonésia: uma das piores catástrofes da história
Na descrição do vídeo no YouTube, Hadden afirma: "Em resposta às muitas perguntas, todos nós neste vídeo ainda estamos vivos. Estávamos do lado de terra da ilha de Koh Ngai (Tailândia), por isso não fomos atingidos diretamente, mas sim pela onda que rodeou a ilha.
O acontecimento foi descrito como uma das piores catástrofes da história. A energia espalhou-se pelo Oceano Índico e as ondas gigantes atingiram primeiro Sumatra, depois as praias da Tailândia, Sri Lanka, Malásia e Índia, atravessando o oceano e destruindo várias ilhas e arquipélagos.
Chegou mesmo à costa africana, onde a população foi alertada a tempo devido à sua distância do epicentro do terramoto. E, por incrível que pareça, um pequeno maremoto, remanescente do grande tsunami, atingiu o continente sul-americano, ao largo da costa do Brasil.
No final, o tsunami afetou as costas de 14 países com danos estruturais milionários, provocando a morte de 238 mil pessoas, deixando 2 milhões de desalojados e milhares de feridos. No final de 2004, poucos dias após a tragédia, 5 milhões de pessoas ficaram sem acesso a água potável, alimentos, higiene e cuidados de saúde.