Vídeo: NASA deteta uma explosão cósmica excecional!
A emissão veio de uma explosão de raios gama (GRB), a classe mais poderosa de explosões no universo, que se encontra entre os eventos mais luminosos conhecidos. Veja o vídeo!
Um pulso excecionalmente brilhante e de longa duração de radiação de alta energia deixou astrónomos de todo o planeta encantados. Ocorreu no domingo 9 de outubro, a emissão veio de uma explosão de raios gama (GRB), a classe mais poderosa de explosões no universo, que se encontra entre os eventos mais luminosos conhecidos.
Uma onda de raios X e raios gama atravessou o sistema solar, ativando detetores a bordo do Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi da NASA, o Observatório Neil Gehrels Swift e a nave espacial Wind, entre outros.
A explosão chamada GRB 221009A, que teve origem na direção da constelação Sagitário, viajou aproximadamente 1.900 milhões de anos para chegar à Terra. Os astrónomos acreditam que representa o nascimento de um novo buraco negro, que se formou no coração de uma estrela maciça que colapsou sob o seu próprio peso. Como relatado pela NASA, um buraco negro nascente impulsiona poderosos jatos de partículas que viajam perto da velocidade da luz. Os jatos atravessam a estrela e emitem raios X e raios gama à medida que avançam pelo espaço.
Segundo uma análise preliminar, o Telescópio de Grande Área (LAT) de Fermi detetou a explosão durante mais de 10 horas. Uma das razões para o brilho e longevidade da explosão é que, para um GRB, está relativamente próximo de nós.