Viana do Castelo eleita uma das três cidades mais acolhedoras do mundo
Portugal não dá descanso e mantém-se nos pódios internacionais. Desta vez, foi motivo de destaque pela “localização privilegiada”, “grandeza arquitetónica” e “cultura vibrante” de uma das nossas cidades.
O mundo está repleto de destinos por descobrir, com anfitriões prontos para proporcionar a melhor experiência aos visitantes que não têm medo de alguma aventura. Mas, por vezes, nem sempre é fácil encontrá-los.
Para tornar esse processo mais prático e simples, o Booking.com revelou uma lista com as 10 cidades mais acolhedoras do mundo em 2024. Entre o leque de nomes destacados, houve um que trouxe o prémio para Portugal.
Sim, sabemos que pode parecer algo exagerado e extremamente difícil selecionar uma dezena de cidades entre as cerca de 2,5 milhões que existem no mundo. Mas a verdade é que a listagem vem assinada por este portal gigante das reservas — e foi elaborada através de uma análise que teve em conta milhares de participantes.
Aliás, para conceber a lista, o Booking utilizou mais de 309 milhões de comentários de clientes, incluindo mais de um milhão de alojamentos, 449 novas empresas de aluguer de automóveis e 129 fornecedores de táxis. Curioso para conhecer a lista?
Viana do Castelo foi considerada a terceira cidade mais acolhedora do mundo
O ranking vai de Arraial d’Ajuda (no Brasil), que conquistou o título de cidade mais acolhedora, a Fujikawaguchiko (Japão), mas não precisamos de ir até ao final para encontrar um nome bem conhecido para os portugueses. É mesmo no pódio onde nos deparamos com a cidade que nos encheu de orgulho nacional.
Viana do Castelo é, segundo a plataforma, a terceira cidade mais acolhedora do mundo, ultrapassada apenas pelo Arraial d’Ajuda e por Ermoupoli (na Grécia), que ocupam os dois primeiros lugares. Seguem-se Daylesford (Austrália), em quarto, Grindewald (Suíça), Moabe (Estados Unidos), Uzes (França), Mazatlán (México) e Jaisalmer (Índia). Fujikawaguchiko (Japão), conquistou, assim, a décima posição da listagem.
“A Booking.com, líder global em conectar viajantes com a mais ampla escolha de lugares incríveis para ficar, ótimas coisas para fazer e opções de transporte, como voos, aluguer de carros e táxis, anuncia os destinatários da 12.ª edição ‘Traveller Review Awards’", começa por revelar a nota publicada a 24 de janeiro.
Tendo em conta o terceiro lugar, apostamos que a promessa se realizará. Afinal, Viana do Castelo oferece uma experiência única de tranquilidade e de encanto — perfeita, diríamos, para quem procura uma escapadinha longe das confusões.
Situada no Norte de Portugal e a pouco menos de uma hora de carro do Aeroporto Internacional do Porto, a localidade é descrita pelo site internacional como “cidade costeira encantadora”, que combina “grandeza arquitetónica, locais religiosos notáveis e uma cultura vibrante num só destino”.
Se subir encontra Espanha, andando para oeste vai ter ao oceano, mas arriscamos dizer que nem vai pensar em descobrir outros destinos — pelo menos, enquanto não conhecer a cidade capital do menor distrito de Portugal.
Para os fãs de desportos marítimos este será certamente um ponto a ter em conta. “A localização privilegiada de Viana do Castelo no Oceano Atlântico tornou-a numa meca do surf, kitesurf e windsurf, com a Praia do Cabedelo a receber amantes de desportos náuticos de todo o mundo”, lê-se na nota do Booking.com.
A juntar às “vistas panorâmicas e à impressionante basílica”, não pode perder a oportunidade de provar o típico Bacalhau à Viana ou à Gil Eanes. Acompanhe-os com algum dos Vinhos Verdes de Viana do Castelo.
Outros atrativos da região minhota: do Elevador Panorâmico de Santa Luzia ao Bom Jesus do Monte
Na mesma nota da agência houve ainda espaço para mencionar uma sugestão de estadia. “A Pousada de Viana do Castelo está situada no alto do Monte de Santa Luiza e tem vista para toda a cidade. Os hóspedes podem visitar o centro histórico de Viana do Castelo através do Elevador Panorâmico de Santa Luiza. Os visitantes podem alugar um carro para explorar mais destaques da região, incluindo Braga, famoso pelo Bom Jesus do Monte, que tem uma igreja neoclássica no final de uma elaborada escadaria de 17 lances.”
Contudo, e se não quiser pagar um valor extra para conhecer a cidade, sugerimos que marque a sua escapadinha até agosto. Isto porque, a partir desse mês, a Câmara de Viana do Castelo passará a cobrar uma taxa turística de 1,50 euros na época alta (entre 1 de maio e 31 de outubro) e de um euro na época baixa (1 de novembro e 30 de abril).
“Excecionalmente, no primeiro ano de vigência do regulamento, os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local (…), que comprovem ter reservas efetuadas entre a data da publicação do regulamento e a data de entrada em vigor do mesmo, encontram-se isentos de liquidar e cobrar aos hóspedes o pagamento da taxa turística”, prevê o regulamento publicado a 6 de fevereiro em Diário da República.