Verão de São Martinho em Portugal: temperaturas elevadas mais uns dias, mas já há data para o regresso do frio
O tempo em Portugal tem sido bastante incerto, com temperaturas acima da média e uma estabilidade interrompida por pequenas frentes que se traduzem em alguma chuva. Saiba o que esperar após este fim de semana de São Martinho.
O dia de hoje traduz-se em mais uma mudança para o cenário meteorológico em Portugal continental. Como temos vindo a avançar nas nossas previsões, são esperados alguns episódios de chuva, onde esta poderá ter mais expressão no noroeste, especialmente em Viana do Castelo, e a sul, na região do Algarve. Ainda assim, esta mudança, que se deve à chegada de uma frente de fraca atividade, será passageira.
Como será o fim de semana e o dia de São Martinho?
Amanhã, sábado, é esperado um dia seco e com a nebulosidade a dissipar-se à medida que as horas passam, de norte para sul. Contudo, tanto as temperaturas máximas como as mínimas irão registar uma diminuição generalizada. Assim, as máximas esperadas vão variar entre os 14 ºC para o distrito da Guarda e os 20 ºC para Faro, Lisboa e Santarém.
Domingo poderá contar com céu nublado e algumas abertas e com a possibilidade de chuva fraca no norte do distrito de Vila Real. Neste dia, as temperaturas máximas sobem ligeiramente por todo o país, mas as mínimas diminuem.
Bragança deverá ser o distrito mais frio durante as horas noturnas, com mínimas de 6 ºC durante o fim de semana. E os distritos com a maior disparidade entre temperaturas máximas e mínimas serão Beja com 13ºC de diferença, Santarém e Bragança, com 12ºC entre a mínima e a máxima diária.
Segunda-feira, dia de São Martinho, antecipa-se soalheira, em geral com céu pouco nublado ou limpo, e com um ligeiro aumento das temperaturas máximas e mínimas, ainda que pouco significativo. Neste dia, vários distritos podem chegar aos 22ºC, como o Porto, Santarém, Évora, Beja e Faro. Ainda assim, Coimbra deverá ser o distrito mais quente, com 23ºC.
Na terça-feira é esperado um dia com céu totalmente limpo, contudo, deverá registar-se uma nova diminuição das temperaturas máximas e mínimas, sendo que o valor mais elevado deverá ser de 21 ºC para Beja e Faro e na Guarda, a máxima não deverá ultrapassar os 14 ºC.
Os nossos mapas indicam que é a partir de terça-feira que o frio poderá estar de volta. Especialmente com as mínimas a baixar para valores de 2 ºC, nos distritos de Bragança e Guarda.
O arquipélago da Madeira poderá registar temperaturas de verão
Os nossos mapas indicam, ainda, que também no domingo, na ilha da Madeira, mais especificamente junto à costa de Seixal e São Vicente, as temperaturas máximas podem subir até aos 30 ºC! A máxima mais baixa nesse dia, deverá ser de 25 ºC para o Funchal.
Contudo, e à semelhança do que vai acontecer no continente, estes valores irão diminuir a partir de segunda-feira, onde a máxima não deverá ultrapassar os 24 ºC em São Vicente e no Funchal.