Ventania e trovoada provocam estragos no Norte de Portugal

O tempo mudou radicalmente em Portugal numa questão de horas. Do calor e sol de domingo, à chuva, trovoada e forte vento desta segunda-feira, os restos de um temporal que cruzou o Norte de Portugal deixou imagens impressionantes. Saiba mais aqui!

Depois de um quente e soalheiro domingo, o tempo arrefeceu consideravelmente em Portugal continental. Hoje, devido à passagem de uma depressão situada a Oeste-Noroeste do nosso país (que não nos atingiu diretamente), o tempo adverso fez-se sentir na região Norte do continente luso.

A temperatura máxima desceu acentuadamente, o céu de limpo e azul passou a cinzento e húmido numa questão de horas, o vento girou para Sudoeste, soprando moderado a forte, com rajada máxima de 80 a 100 km/h.

A instabilidade que se gerou em várias áreas da região Norte foi notória, sobretudo no interior dos distritos de Bragança e Vila Real. Nas localidades de Boticas e de Chaves, as nuvens de trovoada, a chuva e a ventania foram bem percetíveis. O cenário de trovoada acabou por se confirmar, tal como já tínhamos previsto há alguns dias atrás, e foram inúmeros os estragos causados.

A tarde foi de muito trabalho para as autoridades locais, como Bombeiros, Polícia de Segurança Pública e Autoridade Nacional da Proteção Civil. As imagens partilhadas nas redes sociais mostram que o temporal provocou danos avultados. Felizmente só houve prejuízos materiais.

A forte ventania derrubou árvores, painéis e telhas dos telhados, condicionando o trânsito nas ruas de Chaves, Vila Real.