Vem aí a Superlua de Morango, a última do ano: não perca!
Na noite de 24 de junho vamos ter a oportunidade de observar a última Superlua deste ano, e que conta com um nome muito atrativo. Mas a Lua será realmente rosa ou vermelha? Confira aqui todos os detalhes deste evento astronómico!
A Lua é agora a grande protagonista da semana, após o solstício de verão e aquele que para muitos é o momento do arranque das férias. Esta quinta-feira (24) irá ocorrer um fenómeno que todos devemos assinalar no calendário: o céu vai iluminar-se, pela última vez em 2021, com uma Superlua.
O que é uma Superlua?
A Superlua deve-se à ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da própria Lua no perigeu, ponto da órbita da Lua em que este satélite natural terrestre se posiciona mais próximo ao nosso planeta. De facto, o seu tamanho aparente pode aumentar até quase 14% e o seu brilho mostrar-se 30% mais intenso.
Embora o perigeu ocorra treze vezes por ano, ou seja, uma por cada mês lunar, a sua coincidência com a fase completa da Lua ocorre apenas cerca de quatro vezes por ano. Contudo, em 2021 teremos apenas a oportunidade de ver três Superluas, sendo esta quinta-feira a última do ano. Para desfrutar novamente deste fenómeno, teremos de esperar até 22 de março de 2022.
Porque se chama Superlua de Morango?
Apesar de coloquialmente chamada de “Lua de Morango” ("Strawberry Moon" em inglês), isto não significa que o nosso satélite natural adquira a cor vermelha ou rosa.
De acordo com o The Old Farmer's Almanac, o nome é originário de vários povos indígenas americanos e tem sido utilizado como homenagem aos morangos, cujo crescimento e amadurecimento ocorre nesta altura do ano. Também existem nomes alternativos para a Lua Cheia em junho, tais como “Blooming Moon” (Lua de Flores) ou “Green Corn Moon” (Lua de Milho Verde). Os europeus conhecem-na por outro nome, Lua Quente, devido ao início do verão no hemisfério norte.
Onde e quando vamos poder observá-la?
Esta notável Lua Cheia será visível a olho nu a partir de qualquer parte do mundo. Em Portugal aparecerá no céu no dia 24 de junho pelas 19h40, mas só entre a 1h e as 2h da madrugada é que a vamos poder contemplar no seu expoente máximo. Será o momento em que a Lua atingirá o seu máximo de iluminação.
Para a observarmos, será muito simples. Os astrónomos defendem que basta esperar pelo anoitecer, procurar um sítio escuro e afastado das luzes artificiais da cidade, dirigir o olhar para o firmamento noturno e usufruir desta maravilha astronómica.