Vem aí a superlua cheia ‘de flores’, a última de 2020!
A Superlua cheia de maio está prestes a atingir o seu auge e será a última superlua de 2020. Também lhe chamam de 'Lua das Flores'. Porquê? Qual será o melhor momento para a observar? Saiba aqui todos os detalhes!
2020 está a ser um ano rico em fenómenos naturais astronómicos de cortar a respiração. E este primaveril mês de maio não será exceção. A chuva de meteoros Eta Aquáridas foi (e continuará a ser mais uns tempos) o mais recente presente vindo dos céus. O mar estrelado com que nos deparamos todas as noites têm sempre surpresas reservadas para o comum mortal. O que vamos poder observar na quinta-feira, 7 de maio de 2020?
A Superlua das Flores ou ‘Flowermoon’, estará ‘cheia’ para os observadores da Terra, durante os próximos dias, incluindo hoje. O auge deste belo acontecimento astronómico será amanhã, 7 de maio. Planeie bem a sua agenda caso observar o céu seja uma das suas paixões. A Lua oferecer-lhe-á uma oportunidade de tirar fotografias memoráveis.
Afinal, o que é uma superlua?
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa uma superlua existe quando a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.
Às 11h45 (hora de Lisboa) do dia 7 de maio, a Lua estará em fase de Lua Cheia, tendo já atingido o perigeu na quarta-feira dia 6 às 03h02. Nessa altura, a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de ótica.
Para não perder a hipótese de tirar uma incrível fotografia da última superlua do ano, contar-lhe-emos qual a melhor altura para o fazer, dependendo da cidade portuguesa em que estiver.
O melhor momento para a observar
A melhor altura para observar esta Superlua cheia ‘de flores’ será no dia dia 7, no momento do seu nascimento, que está previsto para as 20h50 em Lisboa e Coimbra, 20h53 no Porto, 21h11 no Funchal e 20h58 em Ponta Delgada (hora local).
O tempo poderá aqui desempenhar um papel fundamental pois caso esteja céu nublado, será muito mais difícil a observação lunar.
Porque se chama Superlua Cheia de Flores?
A Lua cheia de maio é tradicionalmente conhecida como Lua das Flores. Este nome deve-se ao típico clima quente que surge na primavera e às flores abundantes que desabrocham neste mês. Outros nomes dados à Lua cheia de maio são Lua plantio de milho, a Lua do Leite e a Lua da Mãe.
A lua cheia em maio será a última das três superluas a ocorrer este ano. Amanhã, a superlua vai distar de nós (Terra) algo como 361.184 km, mais distante do que as luas de março e abril. As Superluas normalmente parecem ser cerca de 7% a 15% maiores e mais brilhantes no firmamento noturno do que as típicas luas cheias, no entanto, a olho nu essa diferença é pouco percetível para um observador normal (que não tenha recursos especiais à sua disposição).
Em tempos de pandemia e gradual desconfinamento, aproveite para saborear a última Superlua de 2020, que surgirá reluzente e bonita neste 7 de maio!