Veja a "Super Lua Azul" a nascer com Saturno: o céu noturno desta semana
A "Super Lua Azul" será a segunda lua cheia do presente mês de Agosto. Para além desta, existem outros eventos astronómicos esta semana. Veja aqui quais são!
São diversos os eventos astronómicos que podemos observar ao longo do ano. Aqui fica o resumo do céu noturno desta semana: 28 de agosto a 3 de setembro de 2023.
Apesar de ser apenas um nome (não, a lua não vai parecer azul!), esta semana acontece a segunda lua cheia de agosto - sendo por isto que esta lua é apelidada de Lua Azul.
Esta acontece a cada 2.7 anos, embora este ano valha a pena vê-la por duas razões: a lua cheia, quando aparece no horizonte com um aspeto alaranjado, é sempre uma visão deslumbrante. E Saturno no seu maior, mais brilhante e melhor brilho vai brilhar ao lado da "Super Lua Azul". Estas são duas razões para sair à rua e olhar para cima esta semana - mas há muitas outras.
Segunda-feira, 28 de agosto: Urano Retrógrado
De dia 28 de agosto de 2023 a 27 de janeiro de 2024, Urano estará num período de aparente movimento retrógrado enquanto estiver na constelação de Touro - parecendo andar para trás no céu. A Terra orbita o Sol muito mais depressa do que os planetas exteriores, pelo que ocasionalmente os ultrapassa.
Como Urano demora 84 anos a orbitar o Sol, a sua fase de "retrocesso" parece durar muitos meses. É tudo e apenas uma questão de perspetiva e não tem qualquer significado para os humanos.
Quarta-feira, 30 de agosto: Uma 'Super Lua Azul' nasce perto de Saturno
A terceira e última lua cheia do verão no hemisfério norte será uma "Super Lua Azul", porque é a segunda lua cheia num mês, algo que está destinado a acontecer num certo período de tempo, pois a lua demora 29 dias a orbitar a Terra.
É também a lua cheia mais próxima da Terra em 2023, pelo que será a melhor "superlua" do ano. Ficará cheia a 357.344 km da Terra e será a maior e mais brilhante lua cheia do ano. Terá o seu melhor aspeto ao nascer da Lua em duas noites sucessivas, quarta-feira, 30 de agosto, e quinta-feira, 31 de agosto. Atenção a Saturno, que estará apenas 2,5º acima da lua cheia quando esta nascer.
Quinta-feira, 31 de agosto: triângulo de verão
Apesar da presença de uma forte luz da lua, será capaz de ver este sinal de verão se estiver acima do equador. Composto por três estrelas brilhantes - Vega, Deneb e Altair - o "Triângulo de verão" é um asterismo (e não uma constelação) que se encontra no céu em setembro.
Sábado, 2 de setembro: o Grande Aglomerado Globular de Hércules
Com a lua a nascer agora ao fim da noite, é altura de encontrar um telescópio e apontá-lo para uma das mais espantosas vistas dos céus de verão do hemisfério norte. Aponte-o para o Grande Aglomerado Globular de Hércules (M13) e verá uma mancha difusa que é a luz colectiva de 300 mil estrelas antigas a cerca de 25 mil anos-luz de distância.
Domingo, 3 de setembro: Delphinus, 'O Golfinho' e Sagitta, 'A Flecha'
Uma vez que sabe onde está o "Triângulo de verão", pode começar a procurar formas mais pequenas de estrelas à sua volta. À esquerda de uma linha entre as brilhantes estrelas de canto Deneb e Altair está a pequena e cintilante constelação de Delphinus, "O Golfinho", enquanto que logo acima de Altair está a pequena Sagitta "A Flecha".