Várias supercélulas causam estragos consideráveis na Rússia
O último fim de semana foi vivido com bastante apreensão por habitantes do oeste da Rússia. Em Yaroslavl, as supercélulas tomaram conta das ocorrências através de downbursts, tornados, granizo e chuva que causaram vários problemas. As imagens impressionam!
No último fim de semana, o oeste da Rússia foi bombardeado pelo tempo severo. Desde o surgimento de supercélulas, até ao desenvolvimento de downbursts, tornados e granizo de grandes dimensões, os habitantes de oblasts como Yaroslavl e Tula experienciaram um pouco de tudo num espaço de 24 horas, meteorologicamente falando. As imagens que vemos no vídeo abaixo falam por si e ilustram na perfeição a instabilidade e a perigosa e simultaneamente bela natureza dos fenómenos vividos nos últimos dias nestas partes da Rússia.
No vídeo é possível apreciarmos um mesociclone gigantesco a pairar sobre a urbe de Yaroslavl. Este tipo de fenómeno natural surge durante fortes tempestades (as míticas supercélulas) às quais estão associadas nuvens de grande arcaboiço. Costumam gerar vento forte, precipitação intensa que pode ou não ser sob a forma de granizo, tornados, inundações e trovoada. As supercélulas foram observadas pelos residentes de toda a região.
De acordo com as autoridades locais, em Yaroslavl, as chuvas torrenciais provocaram vários problemas. Tanto a cidade como os subúrbios viram as suas ruas transformar-se em autênticos rios - ficaram completamente inundadas.
Já em Lyubim (Yaroslavl), os habitantes sentiram a força de um tornado que causou diversos danos pela localidade, além do granizo de grandes dimensões. Edifícios de habitação, linhas de comunicação e eletricidade e culturas agrícolas são normalmente o tipo de estruturas que mais estragos sofrem durante este tipo de eventos meteorológicos severos.