Vão ser precisas muitas árvores para atualizar a rede dos veículos elétricos e não só!
O aumento da adoção de carros elétricos e dos parques solares e eólicos em grande escala significa que vamos precisar de muito mais postes de eletricidade num futuro próximo.
Nos Estados Unidos existem mais de 120 milhões de postes elétricos de madeira, que sustentam literalmente a rede elétrica de cabos aéreos.
Todos os dias, alguns destes postes envelhecem e precisam de ser substituídos, outros são danificados por incêndios, acidentes de viação ou forças naturais, como o vento, os pica-paus e os castores, principalmente.
À medida que continuamos a gastar mais nestas infraestruturas envelhecidas, dependemos cada vez mais destas no nosso quotidiano. O aumento da adoção de carros elétricos, dos parques solares e eólicos em grande escala e uma lei de infraestruturas no valor de 1,2 mil milhões de dólares significa que vamos precisar de muito mais postes de eletricidade num futuro próximo.
De que forma se está a dar resposta à procura de mais postes?
A procura de postes de eletricidade mais altos e de maior diâmetro está a aumentar, o que significa que empresas como a Koppers estão a procurar e a abater coníferas antigas de grande porte para satisfazer esta procura.
O antigo poste padrão de 12 metros de Classe 4 está a cair em desuso, uma vez que as empresas de eletricidade optam por instalar novos postes de 13,5 metros de Classe 2 para uma base mais espessa e mais forte para as suas linhas.
Jim Healey, vice-presidente da Koppers para os produtos industriais e de serviços públicos.
No entanto, há um grande problema com estas novas instalações. A vara de classe 4 é muito mais fácil de encontrar na natureza. Uma vara de classe 2 não é apenas um metro e meio mais alta, mas também muito mais grossa, o que significa que a árvore de onde é extraída tem de ser significativamente mais alta. Mais alta e mais grossa significa mais velha, e não se pode simplesmente criar uma árvore de crescimento antigo.
À medida que estas árvores maciças se tornam menos disponíveis, outros métodos de fabrico terão de intervir para colmatar esta lacuna. As infraestruturas vão ter de ser construídas e reforçadas, independentemente da disponibilidade de postes feitos a partir de árvores antigas. Desta forma, os fabricantes de postes de betão, aço e compósitos estão também a aumentar a sua produção em antecipação ao aumento da procura.
Este investimento já vem de há muito tempo, uma vez que os EUA têm estado a trabalhar com uma rede de energia que funciona como um "penso rápido" e que tem vindo a ser remendada durante décadas. Este aumento da procura e o crescimento exponencial esperado da procura de energia num futuro próximo vão sobrecarregar a rede elétrica para além do seu ponto de rutura.
Assim, talvez haja razões para aumentar a infraestrutura de cabos enterrados em vez de postes de madeira. O seu desenvolvimento é mais caro, é certo, mas é muito menos suscetível a falhas e interferências.
Referência da notícia
Brownell B. We're Going To Have To Cut Down A Lot Of Big Trees To Upgrade The Electric Grid For EVs. Jalopnik (2023).
Dezember R. The Electric-Car Era Needs a Lot of Really Big Trees. The Wall Street Journal (2023).