Vai estar muito calor no fim de semana prolongado em Portugal: porquê?
Vem aí muito calor para Portugal continental, não só devido ao ciclone extratropical Alex, como a outros fatores. Prevê-se temperatura máxima de até 40 ºC em várias regiões no fim de semana prolongado. Mas, porque o tempo vai estar tão quente? Confira!
A partir de amanhã, quinta-feira 9 de junho, o estado do tempo vai ficar escaldante em Portugal continental, numa situação meteorológica de calor intenso que irá durar até à próxima segunda-feira, 13 de junho. A subida acentuada da temperatura deve-se, essencialmente, ao ciclone extratropical Alex, sistema depressionário que vai influenciar de maneira decisiva o tempo na nossa latitude.
Nos primeiros dias, Alex provocará a deslocação do anticiclone dos Açores em crista até à Europa Central, abrangendo uma grande parte do continente, incluindo Portugal continental e Espanha. Graças ao mecanismo de subsidência, à massa de ar tropical proveniente do Norte de África e ao próprio efeito de "mini continente" da Península Ibérica, o ar irá aquecer, causando a subida da temperatura.
Na segunda metade do período referido, a partir do fim de semana, desde 11 a 13 de junho, o ciclone extratropical Alex será reabsorvido na sua circulação por uma depressão, e essa mesma depressão irá soltar-se no fim de semana, provocando nova subida da temperatura ao arrastar consigo ar muito quente proveniente do Norte de África.
Prevê-se que as temperaturas máximas oscilem entre os 35 ºC e os 40 ºC nas regiões da Beira Baixa, Vale do Tejo, interior do Alentejo, e pontos do Sotavento Algarvio. Também existe possibilidade de noites tropicais em várias áreas do interior. Adicionalmente, poderão eclodir aguaceiros e trovoadas pontuais e localizadas no interior a partir da tarde do dia 10, bem como o regresso das poeiras do Saara.