Vai deixar o seu animal de estimação num hotel? Veja o que deve ter em atenção!

Com o final do ano a chegar muitos tutores de animais de estimação preparam-se para as festas e viagens, o que pode levar à necessidade de deixar os seus animais sob os cuidados de terceiros, contudo deve ter em atenção alguns aspetos. Veja aqui!

Animal de estimação
Vai de férias e vai deixar o seu animal de estimação num hotel, saiba como escolher o melhor tendo em consideração alguns aspetos.

Com o final do ano mesmo ai à porta, há quem precise, em caso de viagens, de deixar o seu animal de estimação aos cuidados de terceiros.

Alguns ficam com quem lhes é familiar, ou até a cargo de uma pet sitting (cuidadora), porém, para outros a solução passa mesmo por deixá-los num hotel apropriado para tal.

No entanto, antes de deixar o seu animal num local grande ou até muito pequeno, sofisticado ou que abrigam demasiados animais, deve ter alguns aspetos em consideração.

A mudança para o animal pode causar algum stress, pois alguns ambientes podem ser barulhentos, apertados, com pouco contacto humano e onde passa a existir uma mudança na rotina e nos padrões de sono do seu animal.

Os locais com um grande número de animais de estimação podem ainda aumentar o risco de doenças.

Quandos os animais não são adequados para este tipo de locais

Como em tudo, existem aqueles animais que se adaptam bem em pouco tempo, porém, outros podem-se adaptar mais gradualmente.

Gato
Além de oferecer boas condições de higiene e conforto, é importante que o pet hotel acompanhe e dê atenção ao seu animal de estimação.

Há sempre ainda aqueles que ficam mais angustiados quanto mais tempo ficam alojados, apresentando alguns comportamentos como ladrar e miar constantemente, a perda de apetite, começam a ficar agressivos e podem mesmo tentar escapar.

Embora as instalações destes alojamentos sejam normalmente construídas para manter os animais dentro de ambientes restritos, é incrível o que um animal desesperado ou em pânico pode fazer para fugir, passar por cima ou por baixo de obstáculos.

Assim, antes de reservar um hotel para um animal deve ter em conta se este é propenso à ansiedade, se não gosta de ruídos altos ou mudanças no ambiente doméstico, se tende a atacar, escalar, arranhar ou morder caso fique sobrecarregado ou assustado.

Faça atividades ao ar livre com o seu animal quando regressar a casa

Quando o seu animal de estimação estiver de volta a casa, ele pode estar anormalmente quieto, pois provavelmente não dormiu tanto quanto de costume.

Talvez esteja mais ansioso para fazer coisas que não podiam ser feitas enquanto estava hospedado, como explorar áreas externas sem restrições, rolar na relva, correr e passar tempo com a família humana, por isso é importante que quando regresse de férias passe algum tempo com o seu animal e faça algumas atividades.

Veja ainda se ele tem sinais de doenças. As doenças mais comuns que eles podem contrair durante uma estadia são a gripe felina e tosse canina.