Uma visita a um aquário abandonado recria um cenário apocalíptico
Numa exploração clandestina a um aquário abandonado, uma YouTuber encontrou o que definiu como um tubarão zombie, uma lula gigante e outras dezenas de restos misteriosos de animais marinhos.
Juliette é uma mulher francesa de 24 anos que usa o pseudónimo Juj' Urbex no YouTube e TikTok. Nas suas redes sociais, diz que entre as suas paixões estão a exploração urbana e a ida a lugares inacessíveis ou pouco conhecidos. Nos últimos dias partilhou conteúdo nos quais podia ser vista a entrar com amigos num aquário abandonado em Espanha. Depois de o publicar no TikTok, o vídeo tornou-se imediatamente viral, com quase cinco milhões de pessoas a já o terem visto. "O horror. Vê a minha exploração e irás surpreender-te", comentou.
Ela deparou-se com uma macabra variedade de criaturas marinhas mortas. Mas o mais impressionante da sua descoberta foi o cadáver em decomposição de um tubarão. Juliette disse que a cena evocava algo que só pode ser encontrado depois de um apocalipse zombie aquático, o que talvez tenha chamado a atenção de muitos dos seus espectadores que começaram a chamar-lhe "tubarão zombie".
O vídeo mostra os restos podres e bolorentos de um pequeno tubarão de recife dentro de uma vitrine partida e, ao observá-lo mais de perto, chamavam a atenção as duas filas de dentes afiados salientes para fora, o que fazia com que a criatura parecesse ainda mais arrepiante. O tamanho da caixa de vidro sugere que o tubarão já estava morto quando foi originalmente exibido.
Provavelmente, o animal tinha sido tratado com produtos químicos e mantido num tanque hermético para ficar preservado, mas depois da vitrine se ter partido e o tubarão ter ficado exposto, começou a decompor-se lentamente, adquirindo uma aparência de zombie desdentado. Este efeito é comum nos cadáveres das criaturas marinhas quando a sua pele seca fora de água, já que encolhe e os dentes ficam expostos. "Encontrar o tubarão zombie fez com que a exploração urbana fosse mais interessante e espetacular", disse Juliette.
Outras criaturas
Os exploradores especulam que quando o aquário foi danificado e posteriormente evacuado, todos os animais vivos foram transferidos para novos aquários, mas aos cadáveres, como o do tubarão, pode não ter sido dada a mesma prioridade e, portanto, ficaram para trás.
No vídeo também são vistos frascos que contêm os restos em decomposição de um polvo e de uma lula. Tal como o tubarão, estes animais provavelmente já estavam mortos quando o aquário fechou portas, e depois dos seus frascos se terem quebrado - e que provavelmente tinham formaldeído, começaram a apodrecer. Também são vistas duas estrelas-do-mar, mas ao contrário dos outros animais, estes invertebrados não tinham começado a decompor-se porque tinham secado completamente antes de serem expostos.
Outra descoberta notável foi uma enorme réplica realista de uma lula gigante feita de espuma, que provavelmente costumava estar pendurada no tecto. O aquário costumava ter espécimes reais de lulas gigantes, mas foram retiradas antes de o edifício ficar condenado, disse Juj' Urbex no vídeo.
Embora a localização do aquário nunca tenha sido mencionada, revelou que estava algures em Espanha e que foi encerrado em 2014 depois de uma onda de 13 metros ter danificado o edifício. Há registos de que em janeiro de 2014, uma onda desta dimensão atingiu a costa noroeste de Espanha e causou danos significativos, pelo que é provável que o aquário esteja localizado nessa região.