Uma quinta com alpacas em Portugal? Sim, existe — e até lhes pode dar comida

Na Quinta Monte Frio, em Aveiro, pode viver a experiência única de passear e interagir com alpacas adoráveis. Com workshops de lã e um cenário rural tranquilo, esta visita promete diversão e momentos inesquecíveis junto à natureza.

Quinta Monte Frio Alpacas
São bastante sociáveis. Foto: Facebook/Monte Frio Alpacas

Sempre que vê fotos dos Andes, imagina-se a passear ao lado de alpacas fofinhas com aquele olhar meigo e a famosa franja despenteada? Então, prepare-se para uma boa surpresa: não precisa de atravessar o oceano para realizar este sonho. Aqui mesmo em Portugal, no distrito de Aveiro, há um local que lhe oferece a oportunidade de conhecer de perto estes animais adoráveis e de passar momentos inesquecíveis com eles.

Sim, é mesmo verdade. A Quinta Monte Frio Alpacas é um pequeno refúgio onde estes animais simpáticos originários dos Andes — principalmente do Peru, onde foram domesticadas há milhares de anos — fazem as delícias de miúdos e graúdos. Está pronto para começar a aventura?

O primeiro passo

A experiência começará logo à chegada, momento em que será recebido por Lisa Vella-Gatt, uma britânica que, em 2009, trocou o seu país pelo estilo de vida tranquilo de Portugal. Foi nesse mesmo ano que se fixou na localidade de Nariz, a cerca de 15 minutos do centro de Aveiro, e criou o Monte Frio Alpacas, um local que reflete o seu amor pelos animais e a vontade de viver em harmonia com a natureza.

“Inicialmente, comprou 12 alpacas e uma quinta no centro de Portugal onde começou a produzir lã de alpaca. Este produto tem muitas vantagens. Além de a lã ser fofa, é um produto que tem um valor comercial alto, o que faz com possa ser produzida de forma digna para os animais”, escreve a autora do blog ‘Mar de Maio’.

Os alpacas têm mais de 20 cores pelo que os produtos não têm de ser tingidos ficando um produto final o mais natural possível. A lã é também hipoalergénica sendo muito usada para fazer, por exemplo, roupa de bebé. Os fios são resistentes e os produtos feitos com esta lã podem durar muitos anos”, explica ainda.

Mas vamos ao que realmente interessa: a visita. Depois de uma breve introdução dada pela empreendedora — e até de alguns factos curiosos sobre estes animais —, chegará o tão aguardado momento de interagir com as alpacas.

Quinta Monte Frio Alpacas
Uma experiência única. Foto: Facebook/Monte Frio Alpacas

Durante cerca de uma hora, e em grupos pequenos, cada visitante pode escovar e alimentar as alpacas, o que é uma experiência encantadora. E, não, não precisa de ter receio. Os olhos arregalados e os dentes grandes só servem para enganar. Apesar de um bocadinho intimidantes num primeiro contacto, estas alpacas são simpáticas e afáveis, fruto da forma como Lisa as habituou a este contacto com o público.

“São muito expressivos. Põem-se a jeito para ser escovados no pescoço. E são loucos por cenouras, que devoram como se a vida deles dependesse disso. No fim, vão inspecionar bem o copo vazio e as nossas mãos para ter a certeza de que não lhes estamos a esconder mais nenhum bocadinho de cenoura”, lê-se no mesmo site.

“A boa disposição e carinho pelos animais é notória e rapidamente percebemos que as alpacas estão bem tratadas e gostam de viver ali”, acrescenta, por sua vez, a autora do blog ‘A Ticket to Take Off’.

Apostamos que será impossível não sorrir ao lado destes animais. Mas atenção: as alpacas têm mesmo uma personalidade fincada. Se alguma delas se chateia, é melhor manter distância, já que podem resolver pequenas "discussões" com um cuspo certeiro.

O dia não termina aqui

Após este contacto com as alpacas, a visita continuará com um workshop sobre a lã. A lã de alpaca, hipoalergénica e disponível em várias cores naturais, é muito valorizada e Lisa ensina aos visitantes como transformar esta fibra em peças artesanais.

O ambiente relaxado da quinta, com chá servido para acompanhar, torna a atividade ainda mais especial.

“A quinta oferece oficinas de trabalho com lã de alpaca, incluindo a confeção de mini alpacas feltradas ou peças de feltro húmido, proporcionando aos visitantes uma imersão completa no processo artesanal”, garante o site ‘Portugal With Kids’.

E, para quem quiser prolongar a experiência, o Monte Frio Alpacas oferece alojamento para até 8 pessoas. Aqui poderá relaxar em pleno, com direito a jardim, banheira de hidromassagem e sauna — o refúgio ideal para uma escapadinha entre a natureza e os animais.

Quinta Monte Frio Alpacas
Uma escapadinha perfeita. Foto: Facebook/Monte Frio Alpacas

“A visita à Quinta Monte Frio Alpacas é uma experiência única e enriquecedora para toda a família”, assegura o site. “Se procura uma forma diferente de passar o tempo, de se conectar com a serenidade da natureza e de aprender sobre a produção artesanal de lã, então uma visita ao Monte Frio Alpacas é imperdível. Esta quinta oferece não apenas um vislumbre do mundo das alpacas, mas também uma oportunidade preciosa para criar memórias duradouras em contacto com a natureza e com estes animais adoráveis.”

O passeio pode ser marcado através do Facebook da quinta ou da página do Instagram. Alternativamente, pode entrar em contacto diretamente com a proprietária através do contacto +351 926 179 255, ou do email [email protected].

As visitas acontecem habitualmente todas as quintas e sábados às 10:30 h, mas é necessário reservar antecipadamente. Por exemplo, se estiver mau tempo, a visita será provavelmente adiada. Além disso, se forem um grupo maior, é possível combinar visitas para outros dias da semana e horários, mediante disponibilidade”, explica a revista ‘SapoViagens’. Os preços rondam os 14€ para crianças e os 22€ para adultos.