Uma nova espécie de aranha australiana recebe nome 'Venomius tomhardyi' em homenagem a Venom da Marvel
Cientistas australianos e brasileiros nomearam uma nova espécie de aranha australiana de 'Venomius tomhardyi', em homenagem à personagem Venom da Marvel, interpretado por Tom Hardy. A descoberta revela a diversidade surpreendente da fauna na Austrália.
Cientistas da Universidade Murdoch, na Austrália, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, uniram forças para descrever uma nova espécie de aranha australiana, e decidiram dar-lhe um nome bastante incomum e, de certa forma, heroico. A nova espécie foi nomeada "Venomius tomhardyi" em homenagem a Tom Hardy, o ator que interpreta Eddie Brock e o seu alter ego, Venom, nos filmes da Marvel.
Uma espécie única: Venomius tomhardyi
A aranha recém-descoberta pertence ao género Venomius, que é um monoespecífico, ou seja, contém apenas uma espécie: Venomius tomhardyi. Esta espécie de aranha tecelã de uma teia de orbe foi encontrada durante uma expedição à Tasmânia e noutras regiões da Austrália, incluindo Vitória e Austrália Ocidental.
O nome "Venomius" foi escolhido devido às manchas pretas no abdómen da aranha, que lembram a cabeça do personagem Venom das personagens do filme. Os cientistas ficaram intrigados com o comportamento desta aranha, que cria buracos forrados de seda em galhos de árvores para abrigo. Este comportamento distingue o género Venomius de outras aranhas semelhantes, como a da família Phonognatha.
Um tributo a Venom e um passo importante na exploração da biodiversidade australiana
O Dr. Pedro Castanheira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um dos investigadores envolvidos no estudo, explicou que esta descoberta faz parte de um esforço de longo prazo para documentar a diversidade de aranhas na Austrália. Tais considerações são, aliás, muito importante para os planos de conservação da biodiversidade e para o estudo da taxonomia e biossistemática na Austrália e na Nova Zelândia.
Giulia Rossi, a primeira autora do estudo, também enfatizou a importância de continuar a descobrir e descrever novas espécies de aranhas para avaliar a biodiversidade desses predadores na Austrália.
De momento, esta nova espécie de aranha, Venomius tomhardyi, não pode ainda ser um super-herói da Marvel, mas o seu nome certamente já presta homenagem a um dos personagens mais icónicos da companhia.
A investigação levada a cabo pela equipa e publicada na Evolutionary Systematics destaca a incrível diversidade da vida selvagem que ainda espera ser explorada e compreendida no nosso mundo, sobretudo a forma como podemos combinar aquilo que é a ficção e a realidade científica.