Uma depressão poderá influenciar o estado do tempo em Portugal dentro de dias: saiba os efeitos e as zonas mais afetadas
O estado de tempo em Portugal tem estado, na sua maioria, estável, mas com temperaturas bastante frias devido à fixação de uma massa de ar polar. Saiba como serão os próximos dias.
Para hoje é esperado um dia soalheiro, mas com alguma nebulosidade, especialmente na faixa litoral. Mais tarde, com o passar das horas esperam-se alguns períodos de chuva também ao longo da faixa litoral, com maior incidência na zona de Aveiro e na região Sul, ainda que pouco significativos.
O fim de semana espera-se seco e soalheiro
Esta chuva deverá dissipar-se na madrugada de sábado que se adivinha parcialmente nublado, contudo é esperada a dissipação desta nebulosidade a partir do meio da tarde, de norte para sul. Para além disto, poderá haver um aumento generalizado, ainda que pouco significativo, das temperaturas máximas e mínimas, sendo que o valor mais elevado deverá chegar aos 17 ºC no distrito de Faro. Já a máxima mais baixa será no distrito da Guarda com os valores a não ultrapassarem os 8 ºC.
Domingo amanhecerá sem chuva e com algumas nuvens no Sul e na região do Vale do Douro, que se dissiparão, dando lugar a um dia de céu limpo. Contudo, as temperaturas mínimas poderão descer ligeiramente, podendo os distritos de Bragança e Guarda registarem 1 ºC negativo.
Neste dia, na região nordeste do país, as máximas não devem ultrapassar os 10 ºC e no Sul, Faro poderá registar 17 ºC de máxima, seguido de Lisboa e Beja com 16 ºC.
A proximidade de depressões poderá influenciar o tempo no Continente na próxima semana
É estimado ainda que a próxima semana inicie com céu geralmente limpo e com mais uma descida ligeira das temperaturas, principalmente das mínimas, podendo o distrito da Guarda registar 3 ºC negativos na segunda-feira.
Ainda assim, no distrito de Faro, os valores da temperatura mínima deverão manter-se nos 11 ºC, sendo este o valor mais elevado do país, como se percebe no mapa abaixo.
Porém, uma depressão situada sobre o arquipélago dos Açores poderá mover-se para nordeste, influenciando o estado de tempo no continente já a partir da tarde de terça-feira com vento moderado a forte e períodos de chuva fraca na faixa litoral e região Centro.
As rajadas de vento poderão ser mais intensas durante a madrugada e a manhã de terça-feira, especialmente na região Oeste, podendo chegar perto dos 60 km/h.
Também no Barlavento Algarvio e costa alentejana, assim como, nas terras altas da região Centro, a velocidade das rajadas poderá ultrapassar os 45 km/h.