Uma aranha-gigante invade e prolifera rapidamente no leste dos Estados Unidos

Lança-se de para-quedas, é colorido e tem uma forma peculiar, parece um filme mas, incrivelmente, é um aracnídeo que atravessou o oceano para proliferar nos Estados Unidos. Aqui contamos-lhe mais sobre este peculiar aracnídeo.

Aranhas Joro
As aranhas Joro são uma espécie invasora conhecida por saltar de para-quedas no ar.

As aranhas Joro são originárias da Ásia e têm sido encontradas em número crescente desde 2014 em vários estados do leste, como Alabama, Tennessee, Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Maryland, Oklahoma e Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos.

Estes aracnídeos são conhecidos principalmente pelos seus padrões vibrantes de amarelo e preto, bem como pela sua capacidade de tecer para-quedas. De acordo com um novo estudo, estão a prosperar e a adaptar-se muito bem, e espera-se que se espalhem mais centralmente e para cima e para baixo na Costa Leste nos próximos anos.

As aranhas Joro, conhecidas pela sua capacidade de tecer para-quedas, estão a espalhar-se pela costa leste dos EUA.

Os investigadores da Universidade de Clemson descobriram que as Joros, que chegaram aos Estados Unidos a bordo de contentores provenientes da Ásia há quase uma década, se expandiram desde então e residem num ecossistema de 120,700.8 km quadrados, principalmente na Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.

De acordo com os investigadores, algumas das aranhas, que podem atingir o tamanho da palma de uma mão, foram mesmo avistadas em Maryland, enquanto saltavam de para-quedas para norte. "E não é só isso: estão a espalhar-se como fogo", observam os investigadores. "Os dados mostram que esta aranha poderá habitar a maior parte do leste dos Estados Unidos".

Spider Joro in USA
A grande aranha amarela deverá continuar a propagar-se ao longo da costa leste, segundo um cientista da Universidade de Clemson.

Um tamanho e uma caraterística únicos

As fêmeas podem crescer até 1,5 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura com as pernas abertas. Com o seu abdómen amarelo e cinzento, as aranhas não são propriamente fofas.

Quem não gosta de insetos de aspeto peculiar e "arrepiante" provavelmente fugirá ao vê-las. Mas, por outro lado, se gosta tanto delas como eu, vai ficar espantado com as suas características peculiares, que eu pessoalmente acho magníficas.

Devoradoras insaciáveis

Ao contrário da sua terra natal, a Ásia, as Joros têm encontrado poucos obstáculos no seu caminho para a América do Norte, uma vez que as aranhas não têm predadores naturais aqui e desfrutam de uma abundância de alimentos. Os investigadores observaram que este grande aracnídeo come indiscriminadamente, o que significa que consome quase tudo o que é apanhado na sua teia.

"Estas aranhas não parecem importar-se com o que cai na sua teia; é tão provável que comam percevejos castanhos como que comam uma borboleta monarca", disse o investigador principal, Professor David Coyle, num comunicado.

A aranha dominante também é conhecida por expulsar quaisquer outros rastejadores de teia na área, o que significa que a presença de Joros significa que não haverá outras aranhas na área. Verificou-se que as áreas com populações elevadas de aranhas Joro têm populações mais baixas de aranhas que são realmente endémicas da área.

Joro
Embora as aranhas não representem uma ameaça para os seres humanos, elas têm um efeito sobre outras aranhas. Foto: Dave Coyle/Universidade de Clemson

Não representam uma ameaça para os seres humanos

Embora as aranhas sejam grandes e venenosas, os cientistas dizem que não representam uma ameaça para os seres humanos porque as suas presas são demasiado pequenas para penetrar na pele das pessoas. Observaram que as Joros também evitam entrar em casas, parecendo preferir tecer teias ao ar livre ao longo de casas e outros edifícios.

Não temos provas de que elas tenham causado qualquer dano a uma pessoa ou animal de estimação, disse Coyle.

Embora todas as aranhas tenham algum veneno, a aranha Joro só representa uma ameaça para todos os insetos que ficam presos na sua teia, o que pode incluir borboletas, baratas, percevejos e vespas, mas não para os seres humanos.

O que é que devemos fazer se virmos uma aranha Joro?

No caso destas aranhas Joro, prepare-se e capture-as com uma câmara. Para ajudar os cientistas a localizar as aranhas, Coyle pediu às pessoas que as encontrassem que tirassem fotografias e as carregassem na aplicação de crowdsourcing iNaturalist.