Um vídeo incrível capta o momento em que um campo de futebol é engolido por um buraco nos EUA

Um campo de futebol em Illinois foi parcialmente engolido por um enorme buraco de 30 metros de largura. O buraco foi aparentemente causado por atividades mineiras na zona mineira próxima. Uma câmara de vigilância captou o momento do desmoronamento.

Um enorme buraco abriu-se num campo de futebol do Gordon Moore Park em Alton, no sul do Illinois, EUA, engolindo parte do campo desportivo, um poste de luz, bancos e relva artificial. O momento em que o buraco se abriu foi captado pelas câmaras de vigilância e o vídeo tornou-se viral nas últimas horas.

De acordo com a imprensa americana, o buraco foi causado pelo colapso de uma mina subterrânea de calcário nas proximidades e tem pelo menos 30 metros de largura e até 15 metros de profundidade.

Ninguém ficou ferido, mas as coisas teriam sido diferentes se o desmoronamento do terreno tivesse ocorrido durante um jogo. As ruas circundantes e o parque desportivo foram encerrados e continuarão assim até à conclusão da investigação sobre o acidente.

O que é uma dolina e porque é que se formam?

O termo inglês "sinkhole", que significa literalmente "buraco afundado", indica um fenómeno de afundamento do solo que ocorre frequentemente, mas não sempre, em zonas cársicas, ou seja, num tipo de subsolo onde existem rochas carbonatadas, por exemplo, calcário - sujeito a dissolução química.

Por vezes, é também utilizado o termo "dolina" para designar estes abismos, que em geologia se refere mais precisamente a um certo tipo de formação natural que se forma nas zonas cársicas, caracterizada por depressões circulares.

O termo inglês "sinkhole", que significa literalmente "buraco afundado", indica um fenómeno de afundamento do solo que ocorre frequentemente, mas não sempre, em zonas cársicas, ou seja, num tipo de subsolo onde existem rochas carbonatadas, por exemplo calcárias - sujeito a dissolução química.

Neste tipo de solo calcário, criam-se cavidades no subsolo, que podem desmoronar subitamente, engolindo tudo o que se encontra à superfície e constituindo assim um perigo para as habitações e para as infraestruturas.

A água desempenha um papel fundamental nestes perigosos sumidouros, erodindo o subsolo a partir de baixo. Uma zona do mundo famosa pela formação de sumidouros é a província de Konya, distrito de Karapinar, na Turquia. Nos últimos anos, surgiram aqui numerosos buracos (mais de 2.000, segundo os meios de comunicação turcos), devido à exploração excessiva das águas subterrâneas.

A zona onde o buraco se abriu e engoliu o campo de futebol é, no entanto, caracterizada pela exploração mineira, o que teria provocado o desmoronamento do solo. No entanto, os mesmos ingredientes estão sempre na base da formação da cavidade: a água e a dissolução das rochas.