Um turbilhão meteorológico: o que aconteceu sobre o Lago Michigan que chocou os meteorologistas?
Redemoinhos de bandas de neve numa única linha apareceram no radar sobre o Lago Michigan na semana passada, chamados mesovórtices, trazendo neve intensa e localizada para partes do norte de Illinois e do norte de Indiana.

Em 19 de janeiro, uma faixa de redemoinhos de neve, conhecidos como mesovórtices, desceu o Lago Michigan. Trouxeram bandas estreitas e intensas de neve de efeito de lago que despejaram quase 1 metro.
Pequenos, mas poderosos
Os mesovórtices que trouxeram neve com efeito de lago ao nordeste do Illinois e ao noroeste do Indiana foram muito localizados. Os mesovórtices são pequenos redemoinhos com 16 a 32 quilómetros de largura. Estes redemoinhos são semelhantes a pequenos sistemas de baixas pressões. Podem também provocar queda de neve localmente intensa. Cada redemoinho foi separado por uma pequena cut-off (depressão isolada em níveis altos da atmosfera).
Lake-effect mesovortices are always fascinating, but I can't remember another sequence of them as amazing as this one...
— Stu Ostro (@StuOstro) January 21, 2024
This radar loop is more than *30 hours* (0539z Fri to 1250z Sat)#weather #meteorology pic.twitter.com/5EfBkmtmwS
Os redemoinhos individuais são bastante estreitos, com apenas alguns quilómetros de largura. No total, havia cerca de 12 turbilhões para formar estes mesovórtices. No radar, eles apareceram como "loop-de=loops". Michigan City, Indiana, viu 89 cm de neve com os mesovórtices. Em South Bend, Indiana, a apenas 55 quilómetros de distância, viu apenas 15 cm. As taxas de queda de neve atingiram 5 cm por hora, por vezes.
Vamos aprender
Os mesovórtices formam-se por convergência. Os ventos juntam-se perto do solo e o ar é forçado a subir mais rapidamente a partir da superfície, formando assim os mesovórtices. A forma como estes mesovórtices produzem neve de efeito de lago deve-se ao facto de o ar frio se encontrar sobre água relativamente quente. A água aquece o ar a partir de baixo e adiciona-lhe humidade. Depois, o ar aquecido sobe para a atmosfera fria e a humidade é libertada sob a forma de neve. Quanto maior for a diferença de temperatura entre a água e a atmosfera, mais intensa será a neve.
Esta banda estava orientada no sentido norte-sul. Cada redemoinho convergia a velocidades e ângulos diferentes. Para fazer a série de remoinhos, cada redemoinho roça um no outro. Este processo é semelhante ao de enrolar massa entre as suas mãos e formar uma corda.
Os mesovórtices são comuns em locais onde se regista a formação de vórtices de Von Kármán. Este processo produz mesovórtices alternados ativados pelo vento que se enrola sobre si próprio a favor do vento de um obstáculo ou de um terreno elevado. O processo de convergência também produziu tempestades de neve rotativas sobre o Lago Tahoe e trombas de água sobre o Lago Erie. Em terra, estes produzem 'landspouts' durante a primavera, que são redemoinhos invisíveis de vento à superfície, semelhantes a tornados.