Um tsunami espectacular de gelo!
Ontem um indivíduo de Fort Erie, no Canadá, captou um ‘tsunami’ espectacular. Numa questão de segundos, enormes blocos de gelo empilharam-se nas costas do lago Erie, um dos maiores do mundo.
Na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá encontra-se o lago Erie, uma ‘folha’ de água gigante de 25.000 quilómetros quadrados que banha os estados de Ohio, Pensilvânia, Nova Iorque e Michigan. Lá no inverno as temperaturas permanecem muitas horas abaixo dos 0 ºC e a superfície do lago congela, depois de grandes períodos de sossego. Ontem a bonança foi quebrada por uma tempestade violenta que provocou rajadas de vento superiores a 100 km/h. Subitamente as orelhas do lago viram-se imersas numa “situação particularmente perigosa”, segundo informou o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano. O gelo começou a atingir as costas produzindo um tsunami espectacular.
Numa questão de segundos, enormes blocos de gelo foram expelidos do lado, criando montanhas de vários metros junto às casas e estradas da localidade de Fort Erie, no Canadá. Um indivíduo captou exatamente no momento em que a massa de gelo superou o muro de segurança que rodeia o lado, precisamente para evitar que este tipo de transbordos causem danos. “Deves estar aqui à hora certa. Tens 30 segundos para conseguir”, comenta feliz o autor do vídeo que deu a volta ao mundo, “já o tenho!”.
O vendaval derrubou árvores e linhas elétricas que cortaram estradas e deixaram sem luz milhares de pessoas. Muitas escolas continuam encerradas hoje na Cidade de Buffalo, Amherst e no Condado de Niágara devido à tempestade, que ainda cai com intensos nevões.