Um spa de luxo sobre carris? Sim, existe e leva-o por paisagens incríveis enquanto recebe os melhores tratamentos
Um spa de requinte sobre carris na mágica Escócia é a proposta de uma parceria entre a Dior e a empresa ferroviária de luxo.
Comboios de luxo, panorâmicos, abertos e fechados, são cada vez mais populares — e estão a tornar-se uma aposta turística cada vez maior.
Na Arábia Saudita aposta-se num leque de serviços de luxo para quem tem muito dinheiro para gastar. Em Portugal aproveita-se um dos caminhos de ferro mais bonitos do mundo para tornar uma viagem à beira do Rio Douro ainda mais especial. Na Escócia, porém, a história é diferente — mas faz-se, também ela, entre linhas férreas e carruagens únicas.
Se restaurantes e bares são já negócios habituais nos vagões, no comboio escocês Royal Scotsman quis levar-se o cenário a outro nível. O que é que queremos dizer com isto?
Montanhas, vales, castelos e lagos poderão ser vistos através de uma janela, não do seu dormitório ou do seu lugar, mas sim, de um spa em andamento.
Sim, é verdade. Desde a primavera de 2023, a Dior, empresa francesa conhecida pelos produtos do dia-a-dia, como bolsas, acessórios de moda, calçado, joias e perfumes, assina uma experiência de spa exclusiva a bordo de um comboio.
“Intrigante” e “incomum” são as palavras usadas para descrever a cena por quem já teve a experiência em primeira-mão.
“Um tratamento de spa Dior é um luxo na melhor das hipóteses. Mas passar por campos de colza dourada e florestas antigas, embalado pelo balanço suave do comboio, parecia uma das coisas mais requintadas que já fiz em muito tempo”, escreveu Sarah James numa publicação para a “Condé Nast Traveller.
Ali há até paredes brilhantes revestidas com o famoso tecido cor de vinho da marca e “uma das camas de spa mais confortáveis de sempre”.
A bordo do comboio escocês Royal Scotsman
Desde a viagem inaugural, em 1985, o hotel sobre carris da Belmond tem conservado o charme clássico. Pode contar com cabines de estilo eduardiano e vagões-restaurante com painéis de mogno. Claro que todos os elementos são acompanhados por detalhes mais modernos, que lhe dão um toque ainda mais sedutor.
"Uma viagem com o Royal Scotsman explora as maravilhas das Terras Altas num estilo incomparável", lê-se também no site da empresa ferroviária que opera o luxuoso serviço.
"Mergulhe numa terra de picos elevados e vales profundos, lagos espelhados e castelos imponentes. Desfrute de uma degustação de uísque escocês numa destilaria mundialmente famosa, experimente tiro em patos de barros e mergulhe em lagos místicos para uma experiência selvagem e emocionante. À noite, junte-se aos outros hóspedes num jantar divino à luz de velas e desfrute do conforto do nosso comboio de luxo", desafiam.
Todas as noites há entretenimento ao vivo e, se não estiver no mood certo para assistir a um espetáculo, pode sempre fugir para o Observation Car, "o lugar perfeito para um aperitivo ou para uma bebida depois do jantar". Trata-se esta de uma carruagem panorâmica, onde poderá observar a beleza da paisagem escocesa.
Esta parceria com a casa Dior é a mais recente novidade do projeto, que engloba um spa exclusivo e três tratamentos de assinatura, inspirados nas paisagens e tradições escocesas.
“A bordo do nosso comboio de luxo, o spa Dior oferece a melhor terapia de beleza para complementar as suas atividades de bem-estar ao ar livre. Depois de um dia de a tomar banho nalguma queda de água, a caminhar por desfiladeiros ou a comer, retire-se para o nosso vagão-spa para deixar que os especialistas em bem-estar da Maison Francesa cuidem de si”, propõem.
O Spa Dior, acessível a todos os passageiros, disponibiliza o tratamento facial rejuvenescedor D-Highlands e duas opções para o corpo. A D-Travel, massagem profunda e lenta que elimina toxinas, liberta tensões, alivia dores e ajuda a descontrair, é uma delas. A segunda é a D-Elements, que presta homenagem às quatro estações num só dia.
“Descubra três tratamentos de spa exclusivos fornecidos pelos nossos especialistas holísticos — adaptados às suas necessidades específicas, todos garantem uma experiência escocesa verdadeiramente envolvente que o deixará a sentir-se revigorado.”
E se o dinheiro não é problema, o mais difícil poderá ser, porém, conseguir marcar. “É mais fácil quando se faz uma viagem mais longa — algumas duram três ou quatro noites e provavelmente haverá mais tempo de inatividade do que o turbilhão de duas noites que passei”, explica Sarah James.
Uma parceria curiosa
Sabemos que a parceria pode parecer algo curiosa, no entanto, esta paisagem não era estranha ao Sr. Dior. Em 1955, a Dior organizou um desfile de moda não em Londres, Paris ou Milão, mas nesta região.
Após o desfile, houve um espetáculo de dança tradicional escocesa que encantou o fundador o suficiente para escrever sobre isso na sua biografia.
“Depois do desfile, houve um contraste inesperado que encantou os meus olhos franceses: o desfile das raparigas nos seus delicados vestidos de noite, sucedido por bobinas escocesas dançadas por magníficos cavalheiros nos seus kilts”, escreveu.
Agora, chegou o momento de a Dior Beauty reunir um curto e ponderado conjunto de tratamentos em duas carruagens luxuosas na Escócia.
"Percorrer paisagens indomáveis a bordo do nosso comboio é a aventura de uma vida — e o Dior Spa Royal Scotsman acrescenta outro nível inesperado de extravagância. Relaxe no spa mais exclusivo que a Escócia tem a oferecer e relaxe num refúgio de paz, enquanto o cenário impressionante das Terras Altas da Escócia passa serenamente", convidam os responsáveis.