Um rio atmosférico devastador poderá descarregar 600 mm e provocar grandes inundações nos Estados Unidos!
Uma poderosa depressão sob a forma de ciclogénese explosiva poderá estar associada a um rio atmosférico de categoria 4-5, carregado de humidade extrema, que poderá trazer chuvas torrenciais e provocar inundações em certas regiões do oeste continental dos Estados Unidos.
Esta semana o NWS dos Estados Unidos prevê chuvas fortes, acumulações pronunciadas e inundações localizadas devido a uma depressão em processo de ciclogénese explosiva. As zonas mais afetadas serão a Califórnia e o Oregon, onde se farão sentir os efeitos de um grande rio atmosférico.
O que é um rio atmosférico e quais são as suas categorias?
Os rios atmosféricos (RA) são incursões ou faixas de transporte relativamente estreitas, ricas em vapor de água, que avançam das zonas tropicais para as latitudes médias, impulsionadas por ventos fortes. São potenciais precursores e geradores de precipitação persistente, por vezes intensa, sobre áreas terrestres que podem levar a inundações regionais.
Os rios atmosféricos (RA) são classificados de 1 a 5, definindo as categorias “fraco”, “moderado”, “forte”, “extremo” e “excecional”. A classificação baseia-se nas quantidades de vapor de água transportadas no interior de um rio atmosférico, tendo como referência uma duração padrão de 24 a 48 horas.
A escala classifica os RA da seguinte forma:
+ RA Cat 1 (Fraco): Principalmente benéfico. Por exemplo, um RA de 23 de fevereiro de 2017 atingiu a Califórnia, durou 24 horas na costa e produziu precipitação moderada.
+ RA Cat 2 (Moderado): Maioritariamente benéfico, mas com algum perigo. Um rio atmosférico de 19 a 20 de novembro de 2016 atingiu o norte da Califórnia, durou 42 horas na costa e trouxe vários centímetros de chuva, ajudando a repor as reservas de água após uma seca.
+ RA Cat 3 (Forte) : Equilíbrio entre benefícios e perigos. Um rio atmosférico nos dias 14 e 15 de outubro de 2016 durou 36 horas na costa, trazendo precipitação significativa que ajudou a reabastecer os reservatórios após uma seca, mas também fez com que os rios subissem até um pouco abaixo do nível de inundação.
+ RA Cat 4 (Extremo): Principalmente perigoso, mas também benéfico. Por exemplo, um rio atmosférico em 8 e 9 de janeiro de 2017, que persistiu durante 36 horas, produziu precipitação significativa na Serra Nevada, fazendo com que pelo menos uma dúzia de rios subisse até ao nível de inundação.
+ RA Cat 5 (Excecional): Principalmente perigoso. Por exemplo, um rio atmosférico que durou de 29 de dezembro de 1996 a 2 de janeiro de 1997, ou seja, mais de 100 horas, na costa central da Califórnia. A precipitação intensa e o escoamento associado causaram prejuízos superiores a mil milhões de dólares.
Poderosa depressão e rio atmosférico associado: chuvas fortes e inundações
Uma poderosa depressão vai desenvolver-se ao largo da costa oeste dos Estados Unidos, no nordeste do Oceano Pacífico, durante um processo de ciclogénese explosiva, com ventos muito intensos nas camadas inferiores da atmosfera.
O desenvolvimento explosivo da tempestade terá lugar ao longo desta semana.
A poderosa depressão conterá no seu interior um rio atmosférico intenso e de longa duração, capaz de trazer até 600 mm de chuva. Os especialistas preveem a formação de um rio atmosférico potencialmente destrutivo de categoria 4. Alguns cenários sugerem que poderá atingir a categoria 5.
Recorde-se que as categorias dos rios atmosféricos se baseiam na sua intensidade e duração. As categorias 4 e 5 são consideradas “potencialmente perigosas”.