Um novo estudo mostra que uma em cada três crianças em todo o mundo tem miopia
Mais de um terço das crianças em todo o mundo tinham miopia em 2023, e esta proporção aumentará para quase 40% em 2050, de acordo com uma nova investigação.
A prevalência da miopia entre crianças e adolescentes aumentou acentuadamente nos últimos 30 anos (de 24% em 1990 para quase 36% em 2023), de acordo com um novo estudo, publicado no British Journal of Ophthalmology.
Houve um aumento significativo no registo de crianças com miopia nos últimos anos
Os investigadores da Universidade Sun Yat-sen de Guangzhou, na China, chegaram às suas conclusões através da análise dos resultados de 276 estudos que envolveram mais de 5,4 milhões de crianças e adolescentes em 50 países de seis continentes.
Embora este aumento tenha sido em grande parte gradual, houve um pico notável após a pandemia de Covid-19, dizem os investigadores, que também notaram disparidades regionais.
Neste estudo é ainda referido que as crianças do Leste Asiático apresentam a taxa mais elevada de miopia, com 35%, mais do dobro da dos seus pares brancos.
Isto, segundo os investigadores, pode dever-se, em parte, ao facto de as crianças da Ásia Oriental começarem a educação formal aos dois ou três anos de idade, mais cedo do que as crianças de outras regiões. O Japão encabeçou a lista, com 86% das crianças a serem diagnosticadas com miopia. A Coreia do Sul ficou em segundo lugar, com 74%.
A vulnerabilidade das crianças aos fatores ambientais
Globalmente, as crianças das zonas urbanas têm taxas de miopia mais elevadas do que as das zonas rurais, enquanto as raparigas têm ligeiramente mais probabilidades de terem miopia do que os rapazes.
Os investigadores sublinharam que as crianças mais jovens são mais vulneráveis aos fatores ambientais do que os adultos e afirmaram que “isto é especialmente significativo para as crianças em idade pré-escolar, uma vez que se encontram num período crítico do desenvolvimento visual caracterizado por uma elevada plasticidade”.
Olhando para o futuro, os investigadores esperam que a prevalência da miopia continue a aumentar entre as crianças e os adolescentes, atingindo 36,6% em 2040 e 39,8% em 2050. No entanto, há coisas que os pais podem encorajar os seus filhos a fazer para proteger a sua visão.
Os investigadores recomendam que os estudantes aumentem o tempo passado em atividades físicas e diminuam o tempo passado em atividades como ver televisão e vídeos, jogar jogos de computador e navegar na Internet.
Estes apelam, ainda, às autoridades para que reduzam a carga dos trabalhos de casa e das explicações para os estudantes, assim como, para que promovam os exames oftalmológicos, a deteção precoce e o tratamento.
O Dr. Benjamin Botsford, oftalmologista da UMass Chan Medical School, reforça, também, que passar tempo ao ar livre é bom para os olhos, uma vez que “tem sido correlacionado com uma menor incidência de miopia na infância”.
Referência da notícia:
Liang J., Pu Y., Chen J., et al. Global prevalence, trend and projection of myopia in children and adolescents from 1990 to 2050: a comprehensive systematic review and meta-analysis. British Journal of Ophthalmology (2024).