Um jovem é atingido por um raio em San Luis, Argentina
Durante a madrugada de sábado, 6 de janeiro, na cidade de Villa Mercedes, na província de San Luis, Argentina, um homem chamado Gabriel Jonathan Berón foi atingido por um raio.
O terrível incidente, captado em vídeo e posteriormente partilhado nas redes sociais, mostra Gabriel Jonathan Berón, de 26 anos, a procurar abrigo debaixo de uma árvore num parque, no meio de uma forte trovoada, durante a qual um raio atingiu a árvore onde estava abrigado, fazendo com que a corrente atingisse e percorresse o corpo do jovem.
Berón foi imediatamente levado de urgência para o Hospital Veronica Bailone, onde foi inicialmente colocado nos cuidados intensivos devido às queimaduras graves que cobriam 70% do seu corpo, especialmente nas coxas e no estômago.
Apesar da gravidade dos seus ferimentos, um porta-voz do hospital informou que Berón estava hemodinamicamente estável e que poderia ser transferido para uma enfermaria normal dentro de 24 a 48 horas, desde que o seu estado continuasse a melhorar. Por seu lado, vários meios de comunicação social já conseguiram comunicar com Gabriel, agora que este se encontra estável, e pedem-lhe a sua versão dos acontecimentos.
"Na altura, não senti nada, a minha luz apagou-se e acordei no hospital. Não me lembro de nada do que aconteceu", disse Gabriel Jonathan Berón. "Fiquei dois segundos com os meus amigos debaixo de uma árvore e foi aí que fui atingido por um raio", acrescentou ao meio de comunicação argentino Telenoche.
Os membros da família relatam a sua recuperação
A irmã de Berón, Andrea, confirmou nas redes sociais que ele estava a progredir bem e uma fotografia de Beron, sorridente e com o polegar para cima, a partir da sua cama de hospital, tranquilizou vários utilizadores e amigos da família.
Já a sua irmã Dayana, durante uma entrevista a uma rádio local, disse que acreditam que o raio atingiu Berón por causa de uma corrente que ele usava ao pescoço e que a corrente elétrica acabou por atingir a sua perna esquerda.
Os companheiros que estavam com Beron no momento do incidente fugiram inicialmente com medo, pensando que ele estava morto, mas depois voltaram para o ajudar e chamar uma ambulância.
Nunca se abrigue numa árvore durante uma tempestade!
Os serviços meteorológicos e as agências de proteção civil chamam a atenção para os perigos associados aos relâmpagos e aconselham a procura de abrigo em espaços fechados durante as trovoadas para evitar riscos associados a árvores, massas de água e ao ar livre.