Um encontro especial! Mergulhadores japoneses filmam uma lula gigante
Este é um acontecimento raro. Dois mergulhadores conseguiram captar imagens preciosas de uma lula gigante a nadar em mar aberto perto da costa japonesa.
Um encontro que não esquecerão tão cedo e uma experiência descrita como "emocionante" por estes dois mergulhadores japoneses. Yosuke Tanaka e a sua esposa Miki são instrutores de mergulho em Toyooka, Hyogo, Japão. Foram eles que conseguiram filmar este animal marinho conhecido por ser discreto.
Eles não se depararam com o animal por acaso. Foi um vendedor de equipamento de pesca, que tinha anteriormente avistado a lula gigante perto da superfície numa baía, que os avisou, revela o website 20Minutes. Foi tudo o que foi preciso para o casal saltar para o seu barco em busca do cefalópode.
A lula gigante tinha cerca de 2,5 metros de comprimento e nadava ao largo da costa ocidental da ilha japonesa. "Ali estava ela, uma lula enorme", disse o instrutor Yosuke Tanaka. "Os seus tentáculos e barbatanas moviam-se muito lentamente", disse ele, antes de continuar: "Não tinha os movimentos ágeis de muitos peixes e criaturas marinhas.
Mas de acordo com o casal de mergulhadores japoneses, o animal parecia estar doente. De facto, parecia fraca e estava a perder pedaços de pele do seu corpo, como se pode ver no vídeo tornado público graças aos meios de comunicação social e às redes sociais. Imagens preciosas porque o encontro com este animal vivo é muito raro!
As lulas gigantes vivem geralmente em águas próximas do Japão. Por vezes, encalham mesmo na costa. Por outro lado, é muito, muito raro poder observá-los e vê-los evoluir no seu ambiente natural. Este cefalópode pode medir até 10 metros de comprimento para os machos e 13 metros para as fêmeas.
Apesar desta lula gigante ter "apenas" 2,5 metros de comprimento, o seu tamanho e olhos surpreenderam o mergulhador e a sua esposa. Especialmente porque estes animais marinhos são capazes de atacar as baleias! "Pude ver os seus tentáculos em movimento. Pensei que seria perigoso ser apanhado e levado", relatou Yosuke Tanaka.
O casal apercebe-se da sorte que teve em ver o animal: "Não creio que haja muitas coisas mais raras", maravilham-se. "Ouvi dizer que não se sabe muito sobre esta criatura. Ficaria feliz se isto nos ajudasse a aprender mais".