Um casal apaixonado beija-se há milhares de anos nesta aldeia portuguesa

Em Sortelha, dois jovens beijam-se há milhares de anos — ou, pelo menos, é o que conta uma das lendas mais românticas de Portugal. Entre muralhas medievais, casas de granito e formações rochosas enigmáticas, guardam-se histórias que parecem desafiar o tempo. Curioso?

Sortelha
Tem mesmo de conhecê-la. Foto: Beira Alta TV

Já sabemos que, quando se trata de destinos para passear, não faltam sugestões incríveis em Portugal. Desde algumas das melhores praias do país, a vilas que deixam qualquer um fascinado, até recantos escondidos, aqui há de tudo — e para todos os gostos.

Hoje trazemos-lhe uma sugestão que merece ser descoberta sob o pretexto de conhecer a sua lenda. Damos-lhe duas pistas: um beijo eterno, e uma pedra. Curioso?

Sortelha, uma pequena aldeia histórica no coração de Portugal, é um daqueles lugares que parece que ganhou vida a partir de um livro de romance.

Localizada no alto de um monte e rodeada por muralhas imponentes, Sortelha tem ruas de pedra, que serpenteiam entre casas antigas de granito talhado, cheias de histórias para contar. Mas o que torna essa aldeia ainda mais especial não é só a paisagem encantadora, mas uma lenda curiosa que envolve um beijo sem fim.

“Sortelha está ao lado da serra da Malcata e deixa avistar a serra da Estrela, relativamente próxima. Se a meteorologia permitir, os olhos conseguem alcançar várias cidades como Castelo Branco, Fundão, Guarda e até a cidade espanhola Ciudad Rodrigo”, escreve o jornal ‘Expresso’.

Os habitantes da aldeia são chamados ‘lagartixos’, pela forma como as habitações estão dispostas para absorver o máximo de luz solar”, continua. “Os conjuntos arqueológicos são motivo de grande admiração por parte dos visitantes. Parecem desenhar animais ou pessoas e, com o passar dos anos, a imaginação tornou-os protagonistas de lendas, sobretudo ligadas a histórias de amor difíceis. A lenda do Beijo sem Fim é uma das mais conhecidas e populares, razão até para eventos culturais.”

A lenda do Beijo sem Fim

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha apaixonou-se por um príncipe mouro. Os dois trocaram cartas e presentes, até que combinaram encontrar-se.

Mas este amor estava condenado pela família, que jamais os deixaria ficar juntos.

Nessa noite, a mãe da donzela decidiu segui-la e surpreendeu-os enquanto fugiam pela encosta da muralha. Praticante de bruxaria, a senhora decidiu usar os seus poderes para petrificar o mouro, sem esperar, contudo, o que viria a acontecer.

Sortelha
O beijo ficou eternizado para sempre. Foto: Aldeias Históricas de Portugal

A filha juntou-se a ele num beijo, acabando ambos transformados em pedra, unidos para sempre em Sortelha.

São estas pedras do beijo eterno que podem ser observadas na encosta do castelo.

“Outra lenda, mais arrepianteA Bela da Meia-noite —, conta a história de uma mulher abandonada grávida pelo marido, da qual se diz que ainda hoje espera por todos os homens infiéis para, na calada da noite, os afogar na fonte junto à igreja” conta o jornal ‘Expresso’.

“A história surgiu do facto de existirem duas sepulturas antropomórficas, uma de adulto e outra de criança, precisamente junto à fonte. Por esta razão, a igreja matriz, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora das Neves, datada do século XV e muito bem preservada, é um dos monumentos mais visitados desta aldeia histórica.”

Aproveite para conhecê-la também, depois de espreitar pela Porta Falsa, ou porta Árabe, percorrer a muralha pelo interior e descobrir a torre sineira, assim como as casas mais famosas da aldeia como a do governador, dos falcões e árabe.

Há muito para conhecer em Sortelha

A partir do momento em que cruzamos a Porta do Castelo, entramos no largo central e descobrimos a Casa da Câmara e o Pelourinho, a Casa Número 1 e avistamos o Castelo, percebemos que o tempo não passou por aqui”, lê-se no site ‘Aldeias Históricas de Portugal’.

Sortelha
Para para a descoberta. Foto: Aldeias Históricas de Portugal

Ninguém imagina o património que temos aqui”, garante Ana Oliveira, proprietária do turismo local O Cantinho da Ana, à revista ‘Volta ao Mundo’. Os habitantes desta antiga aldeia não escondem o orgulho que têm das suas tradições e monumentos históricos.

Localizada num monte com cerca de 760 metros de altitude, Sortelha encontra-se cercada por um anel defensivo e vigiada por um imponente castelo do século XIII, reconhecido como monumento nacional. “Somente os mais aventureiros arriscarão subir até à torre de menagem, uma vez que para lá chegar é preciso escalar pedra por pedra”, nota a mesma publicação.

E como esta é uma aldeia repleta de formações rochosas — e de histórias que as acompanham —, não perca ainda a oportunidade de admirar a Cabeça da Velha ou a Cama do Rei.

Mais duas pedras com lendas? Exatamente.

Entre as formações rochosas naturais que cercam a aldeia, uma das mais famosas é a "Cabeça da Velha", uma pedra que, curiosamente, tem o formato de uma face envelhecida. É um ótimo ponto para fotos e para deixar a imaginação correr solta.

Outra curiosidade é a “Cama do Rei”, uma grande rocha que parece uma cama esculpida na pedra. Reza a lenda que o rei teria passado a noite ali antes de uma grande batalha. Este é um ponto intrigante para os fãs de história e folclore.

Claro que estas são apenas lendas que se contam na aldeia histórica de Sortelha, um lugar sem igual em todo o mundo. Mas estas narrativas fazem parte do charme.

Verdade ou não, uma coisa é certa: quem visita a aldeia acaba por apaixonar-se por ela. Afinal, numa vila tão repleta de encanto, até as pedras parecem sussurrar segredos de amores que transcendem o tempo.