Última hora: pela primeira vez, 40 ºC registados no Reino Unido!
Propulsionadas por uma onda de calor abrasadora, as temperaturas atingiram mais de 40 ºC no Reino Unido, tornando-se o recorde de temperatura mais quente de sempre.

O Reino Unido registou provisoriamente a sua temperatura mais quente de sempre, com uma onda de calor feroz a empurrar as temperaturas para uns abrasadores 40,2 ºC no Aeroporto de Londres Heathrow, nesta terça-feira à tarde, 19 de julho.
Este número não só bate o recorde nacional anterior de 38,7 ºC, como também é a primeira vez que o Reino Unido regista uma temperatura superior a 40 ºC. Marca alguns dias históricos para o tempo do país, com inúmeros outros recordes de temperatura batidos.
Às 13:00 horas, hora do Reino Unido (e Lisboa), o número recorde de Heathrow foi seguido de perto pelos 39,9 ºC em Charlwood, Surrey, 39,6 ºC em Kew Gardens, Londres, e pelo 39,3 ºC em Wisley, Surrey.
Que outros recordes de temperatura foram batidos?
Os recordes têm vindo a cair a oeste, leste e ao centro no Reino Unido nos últimos dois dias. Para começar, a nação registou a sua noite mais quente de sempre na segunda-feira, 18 de julho, com Kenley em Surrey a ver um mínimo de 25,8 ºC. Isto bateu o recorde anterior por quase 2 ºC, no que foi uma noite escaldante para a maior parte da Inglaterra e País de Gales.
Tanto o País de Gales como a Escócia também registaram as suas temperaturas mais quentes de sempre. No País de Gales, uma temperatura de 37,1 ºC foi registada na segunda-feira em Hawarden, Flintshire. Isto quebrou o recorde anterior de 35,2 ºC, de 1990.
Scorching hot across western Europe with profound records being shattered.
— Scott Duncan (@ScottDuncanWX) July 18, 2022
A thread... pic.twitter.com/unxE3ppDBK
As temperaturas na Escócia têm sido ligeiramente menos extremas, mas uma máxima de 30,3 ºC em Aboyne, Aberdeenshire, na segunda-feira, foi ainda suficientemente boa para estabelecer um novo recorde. Este recorde ultrapassou ligeiramente o anterior, de 30,1 ºC, observado em 2018. A Irlanda do Norte ficou apenas aquém do seu recorde, com uma máxima de 31,1 ºC na segunda-feira.
As temperaturas subiram para a ocasião
A sugestão de temperaturas recordes foi indicada por modelos de previsão durante pelo menos duas semanas antes desta onda de calor chegar ao Reino Unido. O Met Office emitiu o seu primeiro aviso vermelho por calor em antecipação ao evento, assim que se tornou evidente que eram prováveis temperaturas perigosas.
Com todo o entusiasmo, seria perdoado por se esperar que o recorde nacional não caísse, mas no final foi completamente obliterado, até agora por 1,5 ºC. A quebra histórica da marca dos 40 ºC chocou muitos meteorologistas, sendo poucos os que acreditavam que tal aconteceria tão cedo no Reino Unido.
️ For the first time ever, 40 Celsius has provisionally been exceeded in the UK
— Met Office (@metoffice) July 19, 2022
London Heathrow reported a temperature of 40.2°C at 12:50 today
Temperatures are still climbing in many places, so remember to stay #WeatherAware ️#heatwave #heatwave2022 pic.twitter.com/GLxcR6gjZX
Mesmo até ao ano de 2100, não se espera que os dias de 40 ºC sejam frequentes. Embora um estudo do Met Office de 2020 tenha determinado que o Reino Unido poderia ver dias de 40 ºC a cada 3-4 anos até ao final do século, isto é apenas sob um cenário de emissões elevadas.
Contudo, não há dúvida de que o Reino Unido está numa tendência de aquecimento, sendo provável que as alterações climáticas signifiquem temperaturas extremas e perigosas, como as que vimos nos últimos dias, e se tornem mais comuns no futuro.