Turistas aproveitam uma oportunidade única de andar de caiaque no Vale da Morte, na Califórnia
Nos últimos dias de fevereiro de 2024, o Vale da Morte, na Califórnia, surpreendeu muita gente com a formação de um lago que alterou o seu aspeto estéril.
O Vale da Morte, na Califórnia, EUA, é famoso pela sua aridez e temperaturas extremas no verão. Este local detém o recorde da temperatura mais elevada medida no planeta.
De acordo com o arquivo de dados da Organização Meteorológica Mundial, atingiu 56,7 °C em 10 de julho de 1913, na estação de Furnace Creek, antigo Groenland Ranch.
Nos últimos dias de fevereiro de 2024, este vale surpreendeu muita gente porque já não tinha o aspeto estéril que o caracteriza. Acontece que se formou um lago na parte mais baixa da região, em consequência das chuvas copiosas que os rios atmosféricos deixaram no oeste do país, especialmente no estado da Califórnia.
Normalmente, apenas 50,8 mm de precipitação se acumulam por ano, mas, de acordo com o Serviço Nacional de Parques, a bacia acumulou 127 mm nos últimos seis meses. Normalmente, a chuva evapora-se muito rapidamente na região, mas este ano foi uma exceção.
A atual massa de água, conhecida como Lago Manly, tem quase 10 quilómetros de comprimento por cinco de largura e cerca de 30 centímetros de profundidade, o suficiente para permitir que os visitantes andem de caiaque, e até as crianças já deram um mergulho.
É a primeira vez que se forma um lago no Vale da Morte?
Esta pergunta veio-me à cabeça e tenho a certeza que a muitos também. A resposta é sim, também aconteceu há duas décadas, formou-se um lago com uma quantidade de água semelhante à atual, exatamente entre 2004 e 2005.
Em agosto de 2023, as chuvas do ciclone Hilary criaram também um lago temporário. Em 8 de outubro de 2022, uma forte tempestade despejou 75 % da precipitação anual em apenas três horas, deixando nessa altura apenas algumas breves acumulações de água.
O lago que existiu em tempos no Vale da Morte
O Vale da Morte é o local mais quente e seco da América do Norte e no seu interior encontra-se a Bacia de Badwater, exatamente a 85 metros abaixo do nível do mar.
A bacia foi outrora o local de um lago que se evaporou há dezenas de milhares de anos, mas após o desaparecimento do lago a paisagem acumulou sedimentos e concentrou depósitos de sal.
Manly veio para ficar?
Infelizmente não, espera-se que seja de curta duração. Os funcionários do parque estimam que a profundidade do lago só permitirá a prática de caiaque durante mais algumas semanas.
Acrescentaram que pelo menos uma pequena quantidade de água permanecerá na bacia até abril de 2024, tempo suficiente para continuar a proporcionar aos fotógrafos e visitantes algumas imagens únicas.
Como chegar ao Vale da Morte?
Se quiser andar de caiaque no lago antes que ele desapareça, ou tirar fotografias espetaculares, deve saber que para chegar ao Vale da Morte a partir de Los Angeles são precisos pouco mais de 400 quilómetros e a viagem demora cerca de quatro horas pelas autoestradas CA-14 N e US-395 N.
Outra cidade relativamente próxima a partir da qual pode viajar é Las Vegas, Nevada, onde a viagem é reduzida para metade através da US-95 N e da NV-160 O.