Trovoada e granizo atingem fortemente algumas regiões de África do Sul
Vento, chuva torrencial e granizo provocaram rasto de destruição na passada segunda-feira em Empangeni e áreas circundantes, província de KwaZulu-Natal, África do Sul. Tempestade supercelular terá sido o fenómeno responsável pelas ocorrências. Eis as imagens!
Na passada segunda-feira (3), uma grande tempestade - pensa-se que de carácter supercelular - afetou Empangeni, na província de KwaZulu-Natal, África do Sul, tendo atingido casas e estabelecimentos comerciais e provocado a queda de árvores.
De acordo com os habitantes que testemunharam esta intempérie, a mesma parece ter surgido "do nada" cerca das 16 horas (hora local), tal como relata o meio de comunicação SA people news. Residentes e proprietários de empresas relataram a ocorrência de inundações e danos materiais de grandes dimensões devido à tempestade de granizo, que foi acompanhada de relâmpagos e trovões.
De acordo com o meteorologista Angelo Hoorn, as imagens de satélite comprovaram que a tempestade que causou danos em Empangeni foi o mesmo sistema que trouxe granizo e tempo severo a Howick e outras áreas geográficas nas primeiras horas de segunda-feira (3). Com o avançar do dia, a tempestade cresceu significativamente em tamanho e intensidade, tal como se pode observar no vídeo abaixo.
"A certa altura, dois topos em excesso (overshooting top, em inglês) cresceram. Registos da tempestade em rotação sugerem que esta tempestade pode ser uma tempestade supercelular, da qual a parte mais intensa está neste momento precisamente a leste de KZN", explicava Hoorn ontem na página de Facebook Severe Weather and Information Centre SA (SwaicSA).
O meteorologista acrescentou ainda que "um topo em excesso (ou penetrante) é uma protuberância em forma de cúpula, que sai do topo da bigorna de uma trovoada e entra na estratosfera inferior" e que quando se mantém assim durante 10 ou mais minutos, é uma forte evidência de que a tempestade é severa.
Chuva forte ou torrencial, queda de granizo em grandes quantidades ou chuvadas de granizo, relâmpagos em excesso e vento com potencial destrutivo são algumas das manifestações atmosféricas provocadas por estes sistemas meteorológicos.