Trombas marinhas simultâneas e chuvas torrenciais em Maiorca, as imagens
As previsões cumpriram-se e os aguaceiros descarregaram com muita força em pontos das Baleares, e sobretudo em Maiorca, onde também foram avistadas várias trombas marinhas simultâneas. Não perca as imagens!
As previsões cumpriram-se e nas últimas horas as tempestades descarregaram com muita força em pontos das Baleares, sobretudo no leste de Maiorca. Graças à passagem de uma depressão sobre o Mediterrâneo quente e à convergência dos ventos, as nuvens cresceram rapidamente, deixando pelo caminho aguaceiros muito intensos.
De Cala Figuera, no município de Santanyí, até cinco "caps de fibló" simultâneos (este é o nome dado nas ilhas às trombas marinhas) foram avistados ao largo da costa, quando a chuva caía com força. São imagens surpreendentes e que ficarão na memória.
Os redemoinhos também atraíram a atenção de muitas pessoas que estavam noutras partes de Santanyí ou a desfrutar do mar. E não admira: não é todos os dias que se vê semelhante espetáculo natural. Infelizmente, os fortes aguaceiros também causaram danos materiais significativos no leste de Maiorca.
Em Felanitx foram recolhidos mais de 80 l/ m2 em apenas uma hora (mais de 135 no dia), segundo dados da Balears Meteo e AEMET. Além disso, com rajadas de vento intensas. O radar mostrava que este núcleo tempestuoso apresentava um certo grau de organização, além de um avanço lento.
Face a estas intensidades, ocorreram inundações repentinas nesta área da ilha, com inundações nos edifícios e na via pública, pelo que os serviços de emergência tiveram de atender a vários incidentes. Felizmente, não há relatos de feridos ou mortos.
Segundo o nosso modelo de referência, a instabilidade vai manter-se nas próximas horas nas Baleares e na Catalunha, o que também afetará outras áreas do leste peninsular durante o fim-de-semana. A partir daí, as altas pressões irão instalar-se sobre as Ilhas Britânicas, embora pareça que não por muito tempo.