Tornado no Luxemburgo provoca rasto de destruição e catorze feridos
Mais de cem casas destruídas, queda de árvores, carros que voaram e cheias provocadas pela passagem de um tornado destrutivo na região de Bascharage, Rodange e Pétange no sudoeste do Luxemburgo. Imagens impressionantes! Saiba mais aqui.
️Impressionantes imagens do #tornado em #Petigen no #Luxemburgo.
— Meteo Trás-os-Montes (@MeteoOs) August 9, 2019
09.08.2019 pic.twitter.com/sH26LfwUFo
Um tornado destrutivo atingiu ontem o Luxemburgo pelas 17h30. Fez 14 feridos e devastou várias habitações nos municípios de Bascharage, Rodange e Pétange no sul e sudoeste do Luxemburgo. Os feridos estavam nas imediações de um centro comercial. De acordo com a imprensa local, pelo menos duas vítimas necessitaram de ser hospitalizadas.
As imagens são impressionantes. Este evento meteorológico severo provocou estragos em mais de 100 casas, arrancando furiosamente telhados e fazendo carros voar. As rajadas de vento atingiram 128 km/h. Há registo de estradas cortadas por inundações, árvores caídas e interrupção na circulação dos caminhos de ferro.
Tornado destructivo causó serios
— EST PLUV ALTAMIRA Cs (@pluvaltamira) August 9, 2019
estragos en Pétange/Luxemburgo
09/AGO. Vía: CDN pic.twitter.com/kkdKtdxEIP
Havia sido emitido um aviso para a iminente passagem de uma frente de tempestade que varreria o país no final da tarde de ontem e, entre as 17:00 e as 18:00, chuvas fortes e rajadas de vento assolaram o sul e sudeste do país.
[Intempéries] une tornade a frappé peu avant 18h les communes de Bascharage et Pétange impactant de nombreuses habitations et un supermarché. Renforts spécialisés en route. Accès difficile dû aux routes bloquées. Merci de ne pas encombrer le 112. pic.twitter.com/LBsP3VNnwm
— CGDIS (@CGDISlux) August 9, 2019
Segundo informações divulgadas pelo Jornal de Notícias (JN), houve portugueses cuja casa ficou destruída devido à passagem do tornado, mas mesmo depois desse momento "Até agora não há registo de feridos entre a comunidade portuguesa", informou o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. Na área atingida pelo tornado residem perto de 20 mil portugueses.