Tornado mortífero atinge o Tennessee, EUA

Na última terça-feira, o estado norte-americano do Tennessee foi atingido por uma série de tornados violentos que provocaram destruição maciça e perda de vidas humanas. Contamos-lhe mais aqui.

Carros destruídos por tornados
Destruição causada pela passagem de um conjunto de tornados.

Desde a passada segunda-feira, o estado do Tennessee tem sido afetado por um conjunto de tornados, que afetaram com especial severidade a capital do estado, Nashville. A maior série de tornados, e a mais mortífera desde 2011, foi responsável por milhares de milhões de dólares de prejuízos e pelo menos 24 vítimas mortais, 18 das quais no Condado de Putnam (Cookeville). Contam-se ainda duas pessoas desaparecidas.

Na terça-feira um tornado de intensidade 3 na escala de Fujita abreviada, que registou ventos superiores a 265 km/h, destruiu uma parte considerável da baixa de Nashville, tirando a vida a pelo menos duas pessoas, naquela área específica. Os ventos extremamente fortes foram também responsáveis pela destruição completa de estruturas de habitação, estruturas públicas e religiosas.

Sejam igrejas, habitações particulares, prisões ou escolas, nada escapou à fúria destrutiva deste fenómeno extremo. A intensidade do tornado, que se cifrou em 3 na escala de Fujita abreviada (0-5), comprova que este tornado foi extremamente severo. Segundo a mesma escala, um fenómeno dessa intensidade regista normalmente ventos entre os 254 km/h e os 332 km/h, sendo capaz de arrancar árvores de grande porte pela raiz, de levantar do solo carros relativamente pesados e de destruir estruturas sólidas e bem construídas.

Rescaldo do evento

Na sequência deste conjunto de tornados, e das tempestades severas adjacentes, os danos patrimoniais são significativos bem como as perdas humanas. Este facto verifica-se não só na cidade de Nashville, mas um pouco por todo o Estado do Tennesse. Toda a área entre a pequena cidade de Cookeville, condado de Putnam e a capital do estado foi afetada.

O principal evento, que decorreu na baixa de Nashville, destruiu completamente áreas urbanas inteiras. Áreas suburbanas, sobejamente conhecidas pelas moradias unifamiliares e vastos quintais tornaram-se em pilhas contínuas de detritos. O facto de o maior tornado se ter desenvolvido durante a noite potenciou substancialmente o número de vítimas mortais.

As autoridades locais afirmaram que vão ser necessários vários dias só para avaliar a dimensão real dos danos patrimoniais, enquanto prosseguem as buscas pelos desaparecidos. Entretanto, os serviços públicos e as escolas vão permanecer encerradas por tempo indeterminado, já que a grande maioria das instalações foi completamente arrasada.

A instabilidade atmosférica registada no Tennessee afetou também os transportes e o abastecimento de energia elétrica. O principal aeroporto da região, John C. Tune, está fechado pois a grande maioria dos terminais e dos hangares foram danificados ou mesmo destruídos levando à destruição de cerca de 90 aviões.

O abastecimento de energia elétrica às populações está limitado, pois a rede elétrica Norte Americana é reconhecidamente frágil (utiliza a via aérea, com postes de madeira que foram facilmente arrancados pelos tornados). Neste momento, para além da reconstrução, as autoridades estão preocupadas com a possível ocorrência de mais fenómenos do género, que possam causar mais destruição e colocar em perigo mais vidas humanas.