Tornado devastador provoca grandes danos, 1 morte e 79 feridos em Dongming, China

Esta sexta-feira (5) um tornado varreu a província de Shandong, no leste da China, provocando grandes danos no condado de Dongming. Uma pessoa morreu e quase oito dezenas ficaram feridas, segundo as autoridades do país asiático.

De acordo com as autoridades chinesas, 1 pessoa morreu e outras 79 ficaram feridas na sequência de um grande tornado que varreu a cidade. Os feridos foram levados para hospitais com ferimentos de graus variáveis no condado de Dongming, local onde este fenómeno meteorológico adverso ocorreu, situado na província de Shandong, no leste da China.

Segundo explica o meio de comunicação APNews, o tornado devastou a cidade, arrancando árvores e letreiros de lojas e deixando grandes quantidades de detritos a rodopiarem no ar à sua passagem. As imagens deste evento meteorológico extremo foram publicadas nas redes sociais por diversos utilizadores e podem ser vistas acima na compilação em vídeo realizada pela Meteored.

Segundo a imprensa estatal, as autoridades estão ainda a avaliar a extensão dos danos, que parecem ser consideráveis, tal como se pode observar nas imagens acima.

A Agência Meteorológica da China (CMA, em inglês) emitiu um aviso de tornado para partes de Shandong e da província vizinha de Jiangsu nesta sexta-feira, 5 de julho. Ainda de acordo com a China Weather News, secção de notícias gerida pela CMA, os tornados são normalmente registados nas províncias do sul e do litoral.

Como se formam os tornados?

Um tornado consiste numa forte corrente de ar ascendente, em espiral, na base da nuvem, cuja forma se assemelha a um funil, possui elevado poder de destruição, e forma-se devido ao choque entre duas correntes de ar e à rotação do ar.

tornado
Os tornados são fenómenos que têm uma origem tipicamente continental. A sua formação acontece com a chegada de frentes frias a regiões onde o ar está mais quente e instável, estimulando o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação deste tipo de ciclone, conhecido pela sua forma espiralada. Normalmente estão ligados a supercélulas, uma tipologia específica de trovoada.

A massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a penetração de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da camada de ar próxima ao solo, o ar quente rasga a tampa e invade a massa de ar frio. O ar quente sobe e expande-se, com uma velocidade que pode chegar aos 250 km/h. A instabilidade atmosférica poderá contribuir para que o movimento de expansão ocorra em forma espiral.

Por fim, a humidade condensada cai sob a forma de chuva. Devido à evaporação, o tornado forma-se abaixo da “tampa” numa área onde não chove. Ao invés dos furacões, os tornados são compactos e possuem curta duração. Normalmente um tornado apresenta 100 metros de extensão e a sua duração é de poucos minutos.