Testes para absorver o CO2 do ar começam em todo o Reino Unido
O objectivo destes testes, que serão realizados por todo o Reino Unido, será reduzir a concentração de dióxido de carbono da atmosfera recorrendo a árvores, turfa, fragmentos rochosos e carvão. Saiba mais aqui!
Vários cientistas afirmam que o facto de tentarmos cortar as emissões de forma brusca significa que parte do dióxido de carbono (CO2) precisará de ser removido da atmosfera, de forma a chegar a zero até 2050 e deter a crise climática.
Este projeto de 30 milhões de libras (cerca de 35 milhões de euros) financiado pela UK Research and Innovation vai testar várias maneiras de fazer isto de forma eficaz e acessível em mais de 100 hectares de terra, tornando-o num dos maiores testes do mundo.
As turfeiras degradadas serão humedecidas e replantadas nos Peninos e a oeste do País de Gales, enquanto os fragmentos de rocha, que absorvem CO2 à medida que se decompõem no solo, serão testados em fazendas em Devon, Hertfordshire e no centro do País de Gales. O carvão denominado biochar será enterrado num local de depósito de esgotos, em locais de antigas minas e aterros ferroviários.
As melhores maneiras de utilizar árvores em grande escala para capturar carbono também serão testadas em todo o Reino Unido, incluindo as terras do Ministério da Defesa e do National Trust. O último ensaio irá medir o potencial de remoção de carbono de culturas energéticas, como o salgueiro e o capim miscanthus, pela primeira vez, à escala comercial.
O projeto e a importância do mesmo
O professor Cameron Hepburn, da Universidade de Oxford, que está a liderar a coordenação dos testes, enfatizou que cortar as emissões provenientes da queima de combustível fóssil o mais rápido possível continua a ser vital para combater as alterações climáticas e que este projeto não é um substituto para a redução das nossas emissões.
Os cientistas do IPCC concluíram que não há como manter o aumento da temperatura global na meta acordada de 1.5 °C sem reduzir as emissões e remover biliões de toneladas de CO2, por ano, até 2050.
Os conselheiros climáticos oficiais do Reino Unido estimam que o país provavelmente precisará de remover cerca de 100 milhões de toneladas de CO2, por ano, até 2050, para chegar ao nível zero.
A remoção de CO2 é considerada essencial, também, porque será difícil interromper todas as emissões de setores como a aviação e a agricultura, até 2050. Os novos testes são parte de um programa governamental de 110 milhões de libras (cerca de 128 milhões de euros).