Terramoto muito forte de magnitude 7,4 em Taiwan: vídeos e informações mais recentes

Um forte terramoto de magnitude 7,4 atingiu Taiwan. Há edifícios desmoronados, vítimas e feridos. Os vídeos impressionantes e a situação atual.
Um terramoto de magnitude 7,4 ocorreu há algumas horas perto de Taiwan, uma pequena nação insular a 180 km da costa da China.
O sismo, que ocorreu às 7h58, hora local, teve o seu hipocentro a uma profundidade de 15 km, enquanto o epicentro se situa ao largo da costa oriental do país. O fortíssimo sismo, o mais forte dos últimos 25 anos, causou a morte de pelo menos nove pessoas e feriu centenas, devido ao desmoronamento de edifícios.
O número de vítimas ainda é provisório, porque ainda há pessoas debaixo dos escombros, presas em túneis e edifícios desmoronados. O alerta de tsunami, que foi emitido pouco depois do terramoto e que também colocou o Japão em estado de alerta, foi agora levantado.
De acordo com as agências noticiosas internacionais, a cidade de Hualien é a mais afetada. Neste momento, cerca de 30 edifícios desabaram em toda a ilha.
As imagens da zona mostram edifícios inclinados ou à beira do colapso no condado montanhoso e escassamente povoado de Hualien, a leste, perto do epicentro do terramoto de magnitude 7,4.
"Neste momento, o mais importante, a prioridade máxima, é salvar as pessoas", disse o Presidente eleito Lai Ching-te, segundo a agência Reuters, falando em frente de um dos edifícios que ruiu em Hualien. A ligação ferroviária para a área deve reabrir na quinta-feira, disse Lai, que tomará posse no próximo mês, aos repórteres.
A força aérea taiwanesa informou que seis caças F-16 sofreram pequenos danos numa das principais bases da cidade, de onde os aviões descolam frequentemente para repelir os ataques da força aérea chinesa - noticia a Reuters - mas espera que os aviões regressem ao serviço muito em breve.
Nos últimos anos, as tensões crescentes entre a China e este pequeno país do Pacífico têm sido motivo de alarme, com as relações bilaterais a deteriorarem-se gradualmente.
Uma zona altamente sísmica
O terramoto ocorreu numa das zonas sismicamente mais ativas do planeta Terra, ao longo da borda ocidental da placa tectónica das Filipinas, ao longo do chamado Anel de Fogo do Pacífico.

Ao longo desta margem tectónica, que aparece como um enorme anel quando vista de cima, ocorreram nas últimas décadas poderosos terramotos, mesmo com magnitudes superiores a 8, capazes de gerar tsunamis devastadores, e é aqui que se concentra 90 % da atividade sísmica da Terra. Grande parte da atividade vulcânica da Terra também se concentra ao longo do Anel de Fogo.