Terramoto abala o Equador, deixando mais de uma dezena de mortos
Na tarde de sábado, 18 de março, ocorreu um forte sismo no Equador, deixando mais de uma dezena de mortos, uma centena de feridos, muitas casas afetadas e uma série de réplicas em consequência do movimento telúrico.
Na tarde de sábado 18 de março às 12:53 horas (GMT-5) foi registado um forte sismo de magnitude 6,5 a 30 km da cidade de Balao, província de Guayas no sul do Equador e a norte do Peru, de acordo com o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional daquele país.
O sismo foi sentido com maior intensidade nas cidades de Guayaquil e Cuenca, localizadas no centro-sul do Equador, e foi também sentido em Puerto Bolivar, Naranjal, Machala, Santa Rosa, Huaquillas, Milagro e La Libertad, deixando danos extensos, feridos e mortos.
Na altura do fecho deste artigo, contabilizava-se pouco mais de uma dezena de mortos, uma centena de feridos, numerosas casas afetadas e réplicas, mas um número oficial final ainda não foi divulgado.
O governo equatoriano, juntamente com o Centro de Operações de Emergência (COE), continua a trabalhar para avaliar os danos causados pelo sismo, que também afetou fortemente o Peru.