Temporal provoca naufrágio de um navio de carga no Mar Negro
Há alguns dias atrás, surgiram novas imagens do infortúnio sucedido no Mar Negro no mês passado. Tragicamente, um forte temporal provocou o naufrágio do navio cargueiro Arvin, quando a tripulação procurava abrigo no porto de Bartin na Turquia.
Se quiser ver com os seus próprios olhos alguns dos extraordinários perigos que os marinheiros modernos enfrentam diariamente, espreite este novo vídeo divulgado pelas autoridades marítimas turcas, onde são reveladas imagens assustadoras de um navio completamente devastado. O navio cargueiro, Arvin, hasteava a bandeira da República de Palau, um pequeno arquipélago no Pacífico, quando no passado dia 17 de janeiro se afundou ao largo da costa de Inkumu, no norte da província de Bartin, na Turquia. O naufrágio provocou a trágica morte de metade da tripulação, que incluía 12 pessoas: dez ucranianos e dois russos.
Os restantes membros, felizmente, foram resgatados por fragatas da Marinha turca, prontamente enviadas pelo Ministério da Defesa da Turquia. Nas imagens abaixo, podemos observar o navio a partir-se, literalmente, em dois, devido ao temporal que se abateu sobre o Mar Negro. Além disso, é percetível o pânico que imperava nesse momento dado que ouvimos o capitão a exclamar: “Mayday! Mayday!”.
Este trágico incidente foi atribuído às condições atmosféricas adversas que forçaram o capitão do navio de carga a interromper o trajeto, obrigando-os a procurar abrigo no porto de Bartin. A chuva torrencial, a neve e o vento forte estavam nessa altura a fustigar de forma intensa a região do Mar Negro, levando à paragem forçada da viagem que o Arvin estava a realizar – desde a Geórgia para a Bulgária.