Temporal na Península Ibérica: que impactos terá no nosso país?

Após a passagem de sucessivas frentes atlânticas nos últimos dias, ainda teremos por diante mais chuva e instabilidade em Portugal continental. Que impactos terá o temporal no nosso país ao longo dos próximos dias?

Para sábado prevê-se rega abundante em Portugal continental graças à chegada de uma frente muito ativa que deixará períodos de chuva, por vezes forte, com risco de trovoada. Poderá cair neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela. Atenção também ao temporal marítimo, dado que estão previstas ondas de noroeste de 5 a 6 metros, e altura máxima de 10 a 11 metros entre hoje e amanhã. O vento de Sudoeste soprará forte no território inteiro.

No domingo será a vez de um cavado embebido em ar polar. Haverá aguaceiros irregulares pelo território, com o sul do país (Alentejo e Algarve) a sair mais beneficiado nessa jornada. Nessa mesma tarde deverá nascer a tempestade isolada em altitude, a sudoeste da Península Ibérica.

A partir de segunda-feira, existe incerteza quanto à sua trajetória, pelo que a localização de onde poderá chover mais, ainda não está confirmada. De momento, o modelo Europeu estima que o interior português fique mais condicionado, com a chuva a “rodopiar” de sul para norte. Uma grande parte da tempestade ficará retida em Espanha, podendo seguir para Marrocos mais tarde.

A instabilidade poderá repetir-se, e repartir-se, de forma errática ao longo da próxima semana no nosso país. Este cenário de chuva generalizada, e por vezes abundante, terá impacto na Península Ibérica ao encher rios, barragens e aquíferos, regar campos e contribuir para um desagravar da seca.

youtube video id=4uKZfb3lwWA