Temporal de chuva e granizo provoca inundações na Madeira

Um temporal trouxe chuva forte, granizo e inundações impressionantes ao arquipélago da Madeira. O dia de Natal ficou manchado por um catastrófico evento atmosférico que certamente ficará para a história. Veja aqui os vídeos!

Um temporal trouxe o caos atmosférico à ilha da Madeira, gerando grande drama no dia de Natal. Chuvas torrenciais acompanhadas de granizo obrigaram à evacuação de pessoas de vários pontos da ilha, sendo algumas das freguesias mais afetadas as de Ponta Delgada e Boaventura. As estradas estão totalmente alagadas e bloqueadas devido às cheias rápidas geradas pela chuva forte que caiu nas últimas horas. Até mesmo um cemitério ficou absolutamente coberto de água.

Os vídeos partilhados nas redes sociais demonstram a potência das águas que transformaram as ruas em autênticos rios. Também algumas das casas foram fortemente afetadas e ficaram completamente inundadas. Com exceção da parte oeste da ilha, todas as localidades da ilha foram atingidas com enorme intensidade, o que demonstra bem a calamidade gerada por este temporal que trouxe tempo severo e muita instabilidade.

Segundo Victor Prior, Diretor do Observatório de Meteorologia da Madeira, por volta das 18h a Estação Meteorológica já registava 161 mm de precipitação no Porto Moniz, 115,7 mm no Pico do Arieiro, 90 mm em Santana, 76 mm no Pico Alto e 40 mm no Funchal.