Temporal de granizo atingiu a Covilhã: espreite aqui as imagens!
Na terça-feira, 29 de março, uma colossal queda de granizo cobriu de branco várias partes da cidade da Covilhã, na Beira Baixa. Veja aqui as imagens impressionantes!
Como tinha sido avançado na nossa previsão, a primeira metade desta semana seria instável devido à passagem de uma tempestade que se deslocou desde a Madeira até ao Continente. Graças a isto, ontem, 29 de março, ocorreu uma queda intensa de granizo na Covilhã.
Há diversos registos em vídeo e fotografia deste acontecimento, espalhados pelas redes sociais. A instabilidade resultou em precipitação intensa e trovoada.
Quando as gotas de água que se evaporam dos rios, dos mares e da superfície terrestre, chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo dos 80 °C negativos, transformam-se em gelo. Com isto, a nuvem não consegue suportar o peso do vapor de água congelado e este cai, sob a forma de pedra de gelo - granizo.
Apesar de serem precisos cerca de 80 ºC negativos para formar o granizo, este nunca ocorre nas regiões polares, pois apenas se forma num único tipo de nuvem (cumulonimbus), também responsável por trovões e relâmpagos. Esta nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do equador e só é observável nas regiões mais quentes.
Após este episódio, hoje o dia foi mais estável, contudo, estima-se que a partir de amanhã, as temperaturas baixem consideravelmente devido à presença de uma massa de ar ártico. Mesmo assim, os dias vão continuar soalheiros, à exceção dia de amanhã (31 de março) quando poderão ocorrer aguaceiros no Norte e Centro do país.